O Plano Nacional de Apoio ao Trânsito
Amigos ouvintes, temos sempre observado que um dos papéis de cidadania mais importantes da grande mídia é o de mobilizar os cidadãos para determinados valores e princípios. Se ainda não seguimos firmes no caminho da conscientização sobre a qualidade da nossa representação política, em outras áreas fazemos o nosso papel com louvor.
Alguns exemplos bem sucedidos são as campanhas regulares de saúde pública, que vão desde vacinação anti-gripe para idosos até prevenção à dengue, passando por temas como prevenção do câncer de mama e de próstata, doação de sangue, diabetes, HPV e por aí vai.
Agora nesta época de férias de verão, algumas campanhas são recorrentes, como as de prevenção ao cãncer de pele, cuidados contra a desidratação e segurança nas estradas. Neste último caso, inclusive, os dados são animadores, mas ainda é preciso um grande esforço de mobilização da sociedade.
O Observatório Nacional de Segurança Viária acaba de divulgar sua mais recente pesquisa sobre acidentes no trânsito, com dados de 2001 até 2012. Apesar do crescente sucesso das campanhas de mobilização, a conclusão é a de que uma pessoa a cada 12 minutos é morta no Brasil por culpa do trânsito.
Para se ter uma ideia do tamanho do problema, somente em 2012 perdemos pouco mais de 45 mil vidas. Para comparação, ao longo dos oito anos da chamada Guerra do Iraque, foram mortas 35 mil pessoas. Ou seja, matamos mais no trânsito do que em uma região de conflito armado generalizado.
Por isso, é mais que bem-vinda a iniciativa da confederação das empresas de seguros, em parceria com o próprio Observatório Nacional de Segurança Viária. A ideia é um esforço permanente de mobilização, chamado de Programa Nacional de Apoio ao Trânsito, com a divulgação maciça de cartilhas e folders, a criação de um jogo na internet e até um bafômetro educativo para demonstração em bares e restaurantes. A primeira fase do Programa vai até o carnaval e a distribuição do material já começou em várias cidades.
Aqui no www.avozdocidadao.com.br vocês podem ler a íntegra do artigo “Se liga“, de Sonia Araripe, consultora de sustentabilidade, com informações atuais sobre o Programa de Apoio ao Trânsito e mais dados da pesquisa do Observatório Nacional de Segurança Viária.
Semana que vem estamos de volta. Até lá!
1 comentário
Deixe um Comentário
Você precisa fazer login para publicar um comentário.
[…] 25/01/2015 O Estado e uma sociedade cada vez mais infantil O Plano Nacional de Apoio ao Trânsito […]