Conferência Anti-Corrupção realiza o primeiro “Hackaton”
Conferência Anti-Corrupção realiza o primeiro “Hackaton”
Hoje vamos continuar falando um pouco sobre o que está acontecendo na 15ª Conferência Internacional Anti-Corrupção, a IACC, em Brasília, esta semana.
Várias atividades acontecem em paralelo às palestras principais e uma das iniciativas mais interessantes é o “IACC Hackaton”, realizado pela primeira vez nesta edição brasileira.
“Hackaton” seria uma espécie de maratona de hackers – ou “hackers´ marathon”, em inglês. Mas, ao contrário do que o nome sugere, o IACC Hackaton é um esforço “do bem”, onde centenas de pessoas ser reúnem durante a conferência, com o objetivo de propor soluções de TI para as mais variadas questões envolvendo o fomento da transparência no poder público e o combate à corrupção.
O objetivo é discutir ideias, informações, ferramentas, dados, tecnologias abertas e códigos para criar projetos que possam resolver problemas que afetam os cidadãos de uma maneira bem ampla, como a corrupção e a falta de transparência dos governos. Esses projetos podem ser sites, aplicativos de redes sociais, aplicativos para smartphones ou mesmo máquinas e soluções de hardware. Não apenas hackers e especialistas estarão participando, mas também cidadãos comuns interessados no tema.
Ou seja, enquanto a conferência IACC está acontecendo, especialistas em TI, indivíduos e organizações terão espaço e estrutura para trabalharem juntos e criarem projetos que utilizam a tecnologia da informação para combater a corrupção. E, quem sabe, ajudar a mudar a maneira como se percebe e se combate a corrupção em todo o mundo.
Algumas das questões que estão sendo debatidas são:
• Quais as informações que você gostaria de ter a fim de ajudar a causa anticorrupção?
• Que informações sobre política ou corrupção você deseja que os cidadãos tenham acesso? (como informações do governo em uso de verbas públicas ou novas legislações, pesquisa de conjuntos de dados sobre questões relacionadas a corrupção, conjuntos de dados sobre casos de corrupção e outras.)
• Que informações você acha que poderia ajudar as pessoas a tomarem melhores decisões sobre política e corrupção?
• Como os dados poderiam ajudar a aumentar a conscientização sobre a corrupção?
• Como podemos tornar a comunicação sobre política e corrupção mais eficiente?
Quem quiser saber o que está acontecendo na 15ª IACC, basta acessar o site 15iacc.org. O site está sendo alimentado em tempo real com os conteúdos das palestras e das discussões entre os mais de 1.200 participantes do evento.
Vale a pena acessar e saber o que o mundo está falando sobre corrupção!