Meu Rio e a necessária transparência para os gastos na Copa do Mundo
Meu Rio e a necessária transparência para os gastos na Copa do Mundo
Aproveitando que hoje a Fifa e o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 divulgam a tabela de sedes dos jogos para a Copa, vamos convidar os cidadãos pagadores de impostos a fazer uma pequena reflexão sobre um manifesto que está sendo divulgado pela organização Meu Rio.
O manifesto “Pela transparência nas obras do Maracanã” chama a atenção para falta de divulgação dos gastos públicos e contratações para a reforma do famoso estádio, que receberá o jogo de encerramento da Copa. Segundo os responsáveis pelo movimento, apesar de seguidamente cobrado, o Governo do Estado ainda não deu publicidade à lista desses gastos, par o efetivo controle social dos cidadãos.
A própria assessoria de imprensa da secretaria estadual de Obras divulgou um e-mail afirmando que todas as informações estavam disponíveis em seu site mas, segundo o Meu Rio, nada de concreto pode ser encontrado.
O que não se pode esquecer que o Maracanã é apenas um dos 12 estádios que receberão jogos pela Copa. E que todos estão sendo reformados com dinheiro público; o meu, o seu, o nosso suado dinheiro. Dar publicidade do que se gasta não é mais que obrigação, um dever de cidadania das instituições públicas como o Ministério Público, a Advocacia-Geral da União, a Controladoria-Geral da União, e também das organizações da sociedade civil.
E esse é justamente o objetivo de uma outra iniciativa, vinda do Instituto Ethos com apoio da Controladoria-Geral da União e várias empresas mundiais interessadas no combate à corrupção. O projeto “Jogos Limpos Dentro e Fora dos Campos” está buscando um grande compromisso, pelo lado das empresas, com a transparência e o combate à corrupção tanto na Copa de 2014 quanto nas Olimpíadas do Rio em 2016. No total, o projeto investirá nada menos que 3,1 milhões de dólares ao longo dos próximos cinco anos em ações para aumentar os níveis de transparência, integridade e controle social sobre os investimentos públicos.
Duas iniciativas de cidadania que valem a pena acompanhar e participar. Aqui na Voz do Cidadão vocês acessam e assinam o manifesto do Meu Rio pela transparência dos gastos no Maracanã, que será entregue ao governador do Rio num grande evento internacional de negócios de futebol agora em novembro. Participem!