Entidades levam ao STF hoje manifesto sobre o Ficha Limpa
Está previsto para acontecer ainda esta tarde ainda um dos momentos mais decisivos para a validade do projeto de lei Ficha Limpa para as eleições deste ano.
Na semana passada, já se comentava que amanhã o recurso do candidato ao Governo do Distrito Federal Joaquim Roriz seria apreciado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal e parece que lá a votação anda empatada.
Pois o Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral, o MCCE, a Associação dos Advobados do Brasil, OAB e mais dezenas de outras entidades apoiadoras de primeira hora da lei Ficha Limpa estão neste momento fazendo o lançamento do “Manifesto em favor do Ficha Limpa”, na sede da OAB em Brasília.
O documento foi assinado por algumas das mais importantes personalidades do Direito brasileiro, como Paulo Bonavides, Dalmo Dallari, Fabio Konder Comparato e Celso Antônio Bandeira de Mello, e que também estarão presentes. De lá, as entidades irão para o Supremo, onde farão a entrega do manifesto aos ministros do STF. Nessa ocasião também será feita a entrega simbólica das mais de 150 mil assinaturas de apoio à Lei da Ficha Limpa coletadas nas últimas 72 horas por meio da internet no site www.avaaz.org/stf.
Os ministros do STF precisam entender que a demanda de mais de 5 milhões de cidadãos é a de que “ficha limpa” não é condição de punição. É pura e simplesmente uma condição natural para se exercer um cargo público, como de resto qualquer candidato a empresas de qualquer natureza.
Vamos torcer para que amanhã o Supremo tome a melhor decisão para um país mais digno e justo. E que a Constituição possa realmente valer a alcunha de “cidadã” que lhe destinou a Assembléia Nacional Constituinte de 1988.