CGU constata problemas em licitações em 90% dos municípios fiscalizados
Sem sombra de dúvida, é o controle da sociedade civil organizada sobre mandatos, governos e orçamentos que permite a utilização correta do dinheiro público. Mas o próprio Estado tem instituições de controle sobre o repasse de verbas, como a Controladoria-Geral da União.
Regularmente, a CGU realiza auditorias sobre as remessas enviadas aos municípios em todo o país, através do Programa de Fiscalização por Sorteio. E o último relatório da instituição, para variar, mostra que nossos políticos e gestores públicos ainda têm muito a aprender.
Segundo o relatório referente às duas últimas auditorias feitas nas contas de 120 municípios em todo o Brasil, as irregularidades em licitações são o problema mais frequente no uso de verbas públicas federais. Desses 120 municípios fiscalizados, nada menos que 110 apresentaram algum tipo de problema relacionado a alguma licitação, o que representa mais de 90% do total.
Nesses municípios, a irregularidade mais comum é a compra de itens sem a devida licitação pública, além de casos de simulação, com montagem e favorecimento no processo. Teve caso até de conluio entre os licitantes. Ou seja, fica cada vez mais evidente, pelos resultados das fiscalizações da CGU e dos Tribunais de Contas, que não podemos ficar parados assistindo nossos políticos fazerem o que querem com o nosso dinheiro. Seja individualmente ou através de uma associação profissional, civil ou de moradores, devemos cobrar sempre a mais absoluta transparência na aplicação de verbas públicas, sobretudo as verbas da Educação.
É preciso que a sociedade compreenda a importância de instituições como estas para a garantia do nosso estado democrático de direito, na medida em que elas existem mais para servir aos interesses dos cidadãos e não a interesses privados ou a objetivos eleitorais de políticos, governantes ou partidos.
Para quem quiser conhecer mais sobre os problemas com as verbas federais nos municípios fiscalizados pela CGU, temos aqui na vozdocidadao.com.br um link especial para os relatórios finais. Conheça e cobre do seu prefeito ou vereador uma rigorosa fiscalização sobre o destino do meu, do seu, do nosso dinheiro!