CNJ promove hoje e amanhã o 3º Encontro Nacional do Judiciário
O Conselho Nacional de Justiça, CNJ, está promovendo hoje e amanhã, no hotel Tivoli em São Paulo, o seu 3º Encontro Nacional do Judiciário. O evento, apenas para membros do Judiciário, é um dos mais importantes do ano, pois nele serão decididas metas e prioridades para todo o poder durante o ano de 2010.
Sob a condução do presidente do próprio CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, participarão do Encontro os presidentes dos cinco tribunais superiores – Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal Superior do Trabalho e Supremo Tribunal Militar. Além deles, representantes dos cinco tribunais regionais federais; dos 27 tribunais de justiça dos Estados e do Distrito Federal; dos 24 tribunais regionais do Trabalho, dos 27 tribunais regionais eleitorais, dos três tribunais militares, e dirigentes de associações representativas de classes do Judiciário, como a Ajufe, a AMB, a Anamatra e outras.
Na ocasião, também serão apresentados os resultados obtidos com o cumprimento das 10 metas para o Judiciário traçadas no encontro nacional do ano passado. Entre elas está a Meta 2, que determinava a identificação e julgamento de todos os processos que ingressaram na Justiça antes de 31 de dezembro de 2005.
Com esta iniciativa exemplar, o CNJ dá mais um passo na direção de seus objetivos constitutivos: modernizar e aperfeiçoar o Judiciário para proporcionar mais agilidade e eficiência à tramitação de processos, melhorar a qualidade do serviço prestado e ampliar o acesso do cidadão à Justiça.
Sem dúvida, um evento de interesse máximo para organizações da sociedade civil, a mídia e os cidadãos em geral, que podem acompanhar aqui na Voz do Cidadão as conclusões do Encontro e as novas metas para 2010.