CGU tem inscrições para curso sobre Controle Social até dia 23/09
A luta por melhores mecanismos para o exercício do controle social de mandatos, governos e orçamentos públicos é a maior expressão de uma verdadeira cultura de cidadania. Apesar da nossa lastimável representação política, aos poucos vemos que um grande leque de instituições públicas têm buscado trazer para os cidadãos a possibilidade de um controle social efetivo. São instituições que sabem que existem para servir aos cidadãos e não aos governantes.
A mais recente iniciativa vem da Controladoria-Geral da União, a CGU, órgão interno de controle do governo federal. A CGU está recebendo até amanhã, dia 23 de setembro, novas inscrições para o seu curso a distância “Controle Social e Cidadania”. São 1.040 vagas, divididas em 26 turmas, que terão atividades entre os dias 24 de setembro e 28 de outubro deste ano, num total de 40 horas.
O curso é voltado não só para conselheiros e agentes públicos municipais, como sobretudo para lideranças locais, professores, profissionais liberais e cidadãos em geral, Os objetivos do curso, são incentivar a atuação no controle social das ações de governo e promover a melhor aplicação dos recursos públicos.
O curso da CGU é estruturado em três módulos, que cobrem ações tanto no plano privado quanto no poder público. São eles: “Participação popular no Estado brasileiro”; “Controle das ações governamentais”; e “Encaminhamento de denúncias aos órgãos responsáveis”.
Entre as atividades estão cursos, vídeos e publicações voltadas para cidadãos, com o objetivo de promover o controle social e orientar sobre como os gastos públicos podem ser controlados. Além de ações voltadas para a capacitação de servidores públicos em temas como licitações e contratos administrativos, convênios e controle interno.
Para participar, basta ter acesso à internet, um endereço eletrônico e conhecimentos básicos de informática e de editores de textos. A avaliação terá como base a participação no curso e nos fóruns de discussão. Os alunos que obtiverem aproveitamento mínimo de 70% receberão certificado.
Mais informações podem ser obtidas pelo endereço www.cgu.gov.br/EscolaVirtual. E lembrem-se: as inscrições serão até amanhã apenas. Participem!