AMB lança o Manual do Professor para o programa “Cidadania e Justiça se aprendem na Escola”

AMB lança o manual para o programa “Cidadania e Justiça se aprendem na Escola”

A Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB mantém há mais de uma década um projeto bem sucedido de educação para a cidadania chamado “Cidadania e Justiça se aprendem na escola”, bem aos moldes do que fazem organizações mundiais de incentivo à cidadania como a inglesa Citizenship Foundation ou a League of Women Voters americana..

O projeto da AMB tem o objetivo de conscientizar não só professores e alunos, mas também seus pais e responsáveis, sobre direitos e deveres, mostrando como exercê-los e como é a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos demais serviços da Justiça.

Para se ter uma idéia da importância do projeto, somente a 4ª edição da cartilha teve uma tiragem de 2 milhões de exemplares, alcançando cerca de 8 milhões de estudantes, familiares e amigos. Ao todo, 16 Estados em todo o país já receberam o programa.

E agora a AMB está distribuindo também o Manual do Professor para o projeto “Cidadania e Justiça”, com informações sobre o judiciário brasileiro, como aplicar o programa em classe e sugestões de atividades em sala de aula. A principal atividade é a simulação de um júri popular, onde alunos tomam o lugar do magistrado, do acusado, do advogado de defesa, do promotor de justiça e do corpo de jurados.

Criado em 1997, o projeto “Cidadania e Justiça” nasceu da constatação de que a maior parte da população desconhecia completamente quais eram as atribuições e o modo de funcionamento do Poder Judiciário. Nada mais oportuno no momento em que as grandes questões brasileiras estão sendo judicializadas.

No www.amb.com.br vocês encontram um link direto para o hotsite do projeto, onde além de conhecer detalhes, professores e gestores podem inscrever seus estabelecimentos de ensino para receber o programa.

Afinal, como afirma a cartilha do programa, “criança que brinca de fazer justiça aprende que Justiça não é brincadeira”. Vale conferir.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.