Lançamento do FOCCO Alagoas aumenta rede de combate à corrupção
A rede de entidades brasileiras que lutam contra a corrupção ganhou um importante reforço sexta-feira passada, 28 de novembro, com a criação do Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas – o chamado FOCCO/AL, numa iniciativa do Instituto Silvio Vianna. A entidade já nasce congregando mais de 25 órgãos estatais e entidades da sociedade civil, entre eles os ministérios públicos Federal e Estadual, a Controladoria Geral da União (CGU), a Receita Federal, o Instituto Sílvio Vianna e o Fórum Alagoano de Conselhos de Direitos.
O FOCCO/AL faz parte de uma grande rede que está sendo montada aos poucos no nordeste. Além do primeiro FOCCO, criado na Paraíba em 2005, já existem grupos nos Estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. A intenção é criar um representante em cada estado, e aí, com o apoio do Ministério Público Federal, formar uma federação de alcance nacional.
Esta rede FOCCO vem se juntar às redes de cidadania e controle social que temos visto surgirem e crescerem nos últimos anos em todo o país, como a da Amarribo, a dos movimentos Nossa São Paulo e Rio Como Vamos, a liderada pela Asajan, no norte de Minas Gerais e muitas outras.
Em todas elas o mesmo princípio básico: a busca pelo apoio da sociedade civil organizada e de órgãos públicos responsáveis não só pelo combate à corrupção, mas também para a conscientização dos cidadãos sobre a importância de se denunciar irregularidades na gestão de recursos públicos.
Fica aqui a sugestão para que outras entidades em todo o país conheçam mais de perto esta excelente iniciativa vinda do Nordeste e assim se sintam estimuladas a criar grupos semelhantes em outros Estados.
Principalmente agora, quando será celebrado no próximo dia 9 o Dia Internacional de Combate à Corrupção. Vamos participar! Mais informações sobre os Fóruns de Combate à Corrupção, vocês têm aqui na Agenda da Voz do Cidadão.