Os números da corrupção no Brasil
Recebemos aqui na Voz do Cidadão uma análise impressionante sobre a corrupção no Brasil. O procurador da República Fábio George Cruz da Nóbrega, do Ministério Público da Paraíba, realizou um trabalho minucioso para o grupo Focco – Fórum de Combate à Corrupção, e que resultou na apresentação “Corrupção: Diagnóstico e Reformas Necessárias”.
Como já comentamos aqui algumas vezes, a corrupção no Brasil tem um traço fortemente cultural e não está localizada em uma região ou em pontos determinados do território nacional, e muito menos não se concentra em certos setores, serviços ou órgãos públicos, mas sim atinge todo o tecido social e político.
Como estamos em época de eleições municipais, vamos citar alguns números. Para se ter uma idéia da gravidade do problema na esfera municipal, segundo a Controladoria Geral da União-CGU, em cada 4 prefeituras fiscalizadas, nada menos que três ( 75%) apresentam irregularidades graves e médias, evidenciando a existência de indícios de desvios de recursos públicos federais (1.341 municípios já foram fiscalizados nos últimos cinco anos). Somente em um único escândalo, o dos sanguessugas, nada menos que 10% dos municípios brasileiros (mais de 500) estavam envolvidos.
A conclusão do procurador Fabio George está alinhada com os conceitos divulgados aqui na Voz do Cidadão e conhecidos por quem acompanha nossos boletins na CBN: “Somente uma ampla mobilização nacional, um plano estratégico de combate à corrupção de longo prazo, que envolva o setor público e a iniciativa privada, além da sociedade civil organizada, com um trabalho também fortemente centrado na educação, pode fazer a diferença.” E, para isso, cabe à mídia a sua parcela de responsabilidade, como grande sistema mobilizador da cidadania e de difusão de valores e conceitos.
Ou seja, conscientização dos cidadãos sobre a sua responsabilidade política, e muito trabalho de fiscalização e controle sobre mandatos, governos e orçamentos. Somente assim poderemos sair da posição de número 72, numa escala mundial de corrupção com 180 países.
Aqui na Voz do Cidadão vocês podem baixar e repasssar para sua lista de contatos a apresentação do procurador Fabio George Cruz da Nobrega “Corrupção: Diagnóstico e Reformas Necessárias”. Fundamental para a luta da cidadania.