Brasil tem mais de 60 mil mortos no trânsito por ano

Gostaríamos hoje de chamar a atenção para um pequeno blog criado pelo cidadão José Eduardo Carvalho de Oliveira em Fortaleza, no Ceará. O chamado Blog da Cidade é um espaço para discussão sobre as dificuldades e possíveis soluções para os problemas de trânsito, de estacionamento irregular até comportamento dos motoristas e condições das ruas e estradas. Assim como esta, iniciativas como o SOS Calçadas Cariocas, do Rio de Janeiro, e a Fundação Vida Urgente, de Porto Alegre, mostram que os cidadãos estão despertando para a gravidade dos problemas de trânsito em todo o país.

Como apontou o jornal O Globo sábado passado, no Brasil são mais de 60 mil mortos no trânsito, ou seja 165 cidadãos por dia, sendo que nada menos que 35 mil apenas em colisões. Em todo o mundo o problema está se agravando, tanto é que o próximo fórum mundial da OMS (Organização Mundial da Saúde) terá a violência no trânsito como tema principal.

Segundo Diza Gonzaga, da Fundação Vida Urgente, 90% dos acidentes no Brasil são resultado de nossa cultura de impunidade, pois o brasileiro só dirige com cautela se tiver um guarda na esquina ou um radar. Diza teve um filho morto num acidente, aos 18 anos, exatamente na faixa de idade mais problemática, que vai de 14 a 26 anos.

O centro da questão está nesse contraponto da nossa cultura de impunidade e imprudência e uma cultura de cidadania. O foco das campanhas de prevenção ou mesmo de denúncia precisa passar pelo entendimento do conceito da plena cidadania, onde um cidadão não pode se restringir a não cometer um delito, mas também deve constranger outros a agir da mesma forma.

O site oficial da Fundação Vida Urgente, por exemplo, possui um questionário bastante didático sobre isso, chamado de “Teste Amigo”, composto de 6 perguntas sobre a reação do jovem ao se encontrar em situações como a de estar em um carro dirigido por um colega que bebeu. São exemplos reais e que podem fazer parte do cotidiano de jovens.O resultado final mostra o quanto o jovem é de fato “amigo” do outro, advertindo-o para o perigo, ou apenas se omite diante de situações potencialmente graves para si e para os outros.

Aqui na agenda da Voz do Cidadão vocês encontram uma lista de acessos para esses sites sobre as questões do trânsito no Brasil. Para quem quiser conhecer mais sobre as ações da Fundação Vida Urgente, clique no www.vidaurgente.com.br. E o acesso ao iniciante e exemplar Blog da Cidade, de Fortaleza, é o www.blogdacidade.org.

Acessem e participem desse debate!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.