Celulares com câmera digital viram armas da cidadania vigilante!
Vocês com certeza souberam de um triste fato envolvendo um casal gay e um grupo de pitboys nas areias de Ipanema há pouco mais de uma semana. Pois é, o celular equipado de câmara digital acabou de virar uma grande arma da cidadania vigilante!
Para quem não soube, Hyldo Júnior e Maurílio Cardoso estavam tranqüilamente em Ipanema curtindo sua praia de domingo quando foram agredidos a socos e pontapés por um grupo de rapazes que se dizia ofendido por eles terem se beijado em público. Os policiais chamados para fazer a ocorrência, mesmo na frente de várias testemunhas, disseram não poder fazer nada se negaram a levar os agressores para a delegacia pois não haviam presenciado a ocorrência.
No próprio dia da agressão, acompanhados do representante da ONG Arco-Íris de Conscientização Homossexual, Cláudio Nascimento, as vítimas da agressão participaram de uma reunião com o Secretário Estadual de Direitos Humanos, Coronel Jorge da Silva, e representantes das polícias Civil e Militar, que, claro, prometeram apurar o episódio.
Vamos ficar de olho. Pois, sob a ótica da cidadania, tão inadmissível quanto a agressão em si foi a omissão da própria polícia. Independente da posição de cada um com relação aos direitos dos homossexuais de se beijarem em público e a alegação de atentado ao pudor dos pitboys, a justiça não pode ser feita pelas mãos, no caso fechadas, de quem quer que seja. Não podemos em hipótese alguma permitir que uma instituição como a polícia, cuja missão é defender o cidadão e dar exemplo de respeito às leis acabe sempre se omitindo e muitas vezes até se tornando cúmplice dos que violam a lei. E lembramos que o apoio da mídia, divulgando os fatos, cobrando soluções das autoridades e se articulando com a sociedade civil e o empresariado mais consciente é que teremos o início de uma verdadeira transformação no Brasil.
As fotos que circulam pela internet mostrando os agressores e a polícia já estão disponíveis na seção Flagrantes da Cidadania, aqui na Voz do Cidadão. E, nos Links dos Cidadãos, vocês têm um acesso direto ao site da ONG Arco-Íris, o www.arco-iris.org.br, que inclusive marcou uma manifestação para o dia 12, na Praia de Ipanema, pelo fim da violência contra homossexuais.
Vamos participar!