WWF divulga relatório “Deter as mudanças climáticas é possível”
Com a notícia esta semana de que finalmente os Estados Unidos – maior poluidor do mundo juntamente com China e Índia – aceitam começar a discutir medidas para conter o avanço do aquecimento global, e também a grande polêmica envolvendo a construção de hidrelétricas no Brasil, vale comentar hoje aqui o relatório “Deter as mudanças climáticas é possível” que a rede WWF divulgou mês passado.
O relatório aponta uma série de caminhos e idéias para combatermos o aquecimento global. O estudo destaca iniciativas ao redor do mundo, da Índia ao Brasil, para economizar energia e reduzir a poluição por gás carbônico, listando 15 maneiras de como pessoas, empresas e governos podem trabalhar para reduzir as emissões de CO2 e ajudar o clima do planeta.
Um dos exemplos mostrados no relatório é brasileiro. No país, mesmo com grande uso de fontes de energia renováveis, a tendência é de que haja aumento no número de usinas térmicas e grandes hidrelétricas. Pensando nisso, o WWF-Brasil publicou no final do ano passado o estudo Agenda Elétrica Sustentável 2020, onde propõe soluções como a adoção de fontes energéticas renováveis não convencionais e a redução do desperdício com técnicas modernas de eficiência energética.
Segundo as projeções da Agenda Elétrica Sustentável 2020, medidas como estas podem levar o país a evitar a emissão de 413 milhões de toneladas de CO2 até 2020. O número equivale à poluição de 30 mil carros populares a gasolina viajando do Oiapoque ao Chuí todo ano, neste mesmo período (13 anos). E o mais importante é que toda esta economia seria feita sem a necessidade da construção de grandes e polêmicas hidrelétricas, garantindo a segurança energética do país e ainda poupando R$ 33 bilhões para os cidadãos brasileiros.
Entre outras maneiras de parar o aquecimento da Terra, o relatório “Deter as mudanças climáticas é possível” também traz a experiência de outros países, como a nova lei de incentivo à produção de biocombustíveis na Tailândia e a campanha no Reino Unido para mostrar como cada cidadão pode reduzir seu consumo de eletricidade se os aparelhos eletroeletrônicos forem desligados da tomada.
Aqui na Voz do Cidadão vocês têm a íntegra da Agenda Elétrica Sustentável 2020, da rede WWF. Para baixar e conhecer.
Acessem e participem deste debate!