Voto Consciente divulga apresentação sobre voto responsável
Começou na semana passada o chamado horário eleitoral em televisão e rádio, que dizem que é gratuito. E esta pode ser uma boa oportunidade para que os cidadãos eleitores tomem contato com propostas e idéias dos candidatos.
Mas além de procurar saber o que os candidatos pensam para o futuro dos seus municípios, devemos estar atentos para uma série de questões da cidadania política e que vão afetar a sua escolha final em outubro.
Pensando nisso, o movimento Voto Consciente está divulgando na internet uma apresentação sobre o chamado voto responsável, e que foi desenvolvida inicialmente pela rede Amarribo Brasil.
A apresentação “Voto Responsável – A importância do eleitor para manter prefeitos e vereadores na linha” procura dar dicas sobre como escolher bem o seu candidato. Além das orientações mais comuns, como procurar saber se o candidato é um “ficha suja” ou não, a apresentação alerta os cidadãos para fatores que poucas vezes prestamos atenção. Por exemplo, é preciso observar se o candidato tem um mínimo de conhecimento para exercer o mandato, seja como vereador ou prefeito. Outro detalhe: não podemos votar naqueles políticos que querem se eleger só para ganhar o salário de vereador. Ou pior, não tenham coragem ou conhecimento para fiscalizar os atos do prefeito, que é a verdadeira função da vereança.
Outro alerta muito útil se refere à compra de votos, um crime eleitoral que pode até dar cadeia. Nunca vote em um candidato porque ele dá alguma coisa, oferece benefícios ou faz promessas de empregos, caso seja eleito. E muito menos vote em alguém só por ser seu vizinho, parente ou amigo. Ou se ele parece ser um cara bonzinho, legal ou mesmo simpático. As aparências enganam, já dizia o ditado popular.
Além dessas dicas sobre como escolher seu candidato, a apresentação do Voto Consciente explica tintim por tintim quais são as responsabilidades de vereadores e prefeitos, como fazer para fiscalizar gastos públicos e quais as armas que temos contra a corrupção política.
Mas, principalmente, como fazer para fiscalizar os governantes depois de eleitos. Afinal de contas, esta é a parte principal pois é quando eles passam a achar que são os donos do dinheiro que na verdade é público, é de todos nós.
Aqui na vozdocidadao.com.br vocês podem conhecer a íntegra da apresentação “Voto Responsável” do movimento Voto Consciente e da Amarribo. Baixem e conheçam para poder ver as campanhas eleitorais com outros olhos!
1 comentário
Deixe um Comentário
Você precisa fazer login para publicar um comentário.
[…] Voto Consciente divulga apresentação sobre voto responsável Julgamento do mensalão está enfatizando a diferença entre Estado e […]