Vamos votar no Cristo para maravilha do mundo
Hoje vamos falar de um assunto que tem a ver com todos nós brasileiros e que até julho ainda vai dar muito o que falar: a eleição das novas maravilhas do mundo. O nosso Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi selecionado para competir com mais 20 obras por um dos sete postos de honra.
A idéia surgiu como uma nova versão das antigas sete maravilhas do mundo, assim chamadas por representarem o máximo de engenho, beleza e ousadia que o talento humano construiu na Antigüidade. De todas as sete antigas maravilhas, apenas uma ainda sobrevive: as pirâmides do Egito (em Gizé), construídas há quase 5.000 anos atrás. As outras eram os Jardins Suspensos da Babilônia (na região sul do atual Iraque), a estátua de Zeus (na cidade grega de Olímpia), o Templo de Ártemis (na antiga cidade de Éfeso, na atual Turquia), o Mausoléu de Halicarnasso (também na Turquia), o Colosso de Rodes (uma gigantesca estátua do Deus Hélio construída na entrada do porto da ilha grega de Rodes) e o Farol de Alexandria (no Egito).
Agora em 2006 uma fundação, a New 7 Wonders (Novas 7 Maravilhas), estabeleceu um projeto para escolher as novas sete maravilhas do mundo. Para isso, no dia 1 de janeiro deste ano deu início a um concurso para eleger as novas sete maravilhas, dentre vinte e uma pré-selecionadas, dentre as quais, além do nosso Cristo, nomes bastante conhecidos do grande público – Coliseu (em Roma, Itália); Kremlin (em Moscou, Rússia), Estátua da Liberdade (em Nova York, Estados Unidos); Grande Muralha da China e as própria Pirâmides de Gizé- e outros nem tanto, como o Castelo de Neuschwanstein (em Füssen, Alemanha) ou Angkor (no Camboja).
Além da honra de possuir uma obra considerada “maravilha do mundo”, o Brasil conseguiria atrair mais atenção para a sua indústria de turismo. Estima-se um aumento de até 20% no turismo, com a conseqüente geração de empregos e divisas.
O concurso acaba em 6 de julho de 2007. O resultado será divulgado no dia 7 de julho do mesmo ano e metade dos fundos arrecadados no projeto serão destinados à restauração de patrimônios em risco ao redor do mundo. Para quem quiser participar, a Bradesco Seguros criou o site www.votecristo.com.br, que ensina como fazer para votar corretamente. Na verdade, o New 7 Wonders estabeleceu que cada cidadão deverá votar numa lista de 7 candidatos diferentes – não se pode votar somente em um. É da soma de todos esses votos que sairão os sete escolhidos.
Além deste site, o www.corcovado.com.br também faz um link direto para o site oficial de votação, o www.new7wonders.com.
Vamos participar! Afinal, segundo o New 7 Wonders, o Cristo Redentor ainda não figura na lista dos 10 mais votados, e julho está chegando. Aqui na Voz do Cidadão vocês têm um link direto para o www.votecristo.com.br. Acessem e participem!