Vamos tomar conta do Brasil!

Exercer a cidadania envolve muito mais aspectos da vida das pessoas do que se imagina. Ser cidadão é estar atento o tempo todo aos direitos e deveres coletivos, fiscalizar a administração pública, cobrar mudanças e mais transparência dos governos. E também tomar conta do espaço público. Mas o que é exatamente cuidar do espaço público? Cuidar do espaço público é começar por baixo, de pequenas ações, por exemplo, não jogar lixo nas ruas, cuidar do lixo produzido nas praias, não poluir com dejetos os rios, não colocar fogo em lixo ou mato. Ser cidadão é também cuidar da nossa história, para que mantenhamos nossa memória e deixemos de legado para nossos sucessores, zelando pelos monumentos, equipamentos urbanos e outros patrimônios públicos.

Alguns governos municipais possuem programa próprios de adoção de áreas públicas. O Rio de Janeiro, por exemplo, conta com um programa que já dura 20 anos. É um projeto que hoje conta com menos de 200 adotantes, num universo que soma quase três mil espaços públicos – incluindo árvores -, monumentos e chafarizes adotáveis. Qualquer pessoa física pode adotar um monumento ou área verde.

Mas a adoção pode ser espontânea. Se na sua cidade não há um projeto deste tipo que facilita o cuidado com o espaço público, faça você também a sua parte! Aqui na Voz do Cidadão, nós temos a campanha Tome conta do Brasil, que estimula os cidadãos e empresas a cuidar do que é público no entorno de suas casas, loja, restaurante, posto do combustíveis, farmácias, banca de jornais, padaria, supermercados ou qualquer estabelecimento comercial, até mesmo um simples quiosque. Ao se estabelecer, adote um bem público, como um banco de praça, uma árvore da calçada ou a lixeira em frente.

Conheça aqui no www.avozdocidadao.com.br, a nossa campanha “Tome Conta do Brasil”.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.