Sonegômetro: sonegação fiscal ultrapassou 300 bilhões em tributos

ouvirAgora, Thiago, vamos falar de educação fiscal, ou seja, a relação que cada cidadão pagador de impostos tem com a sociedade e os governos.

Semana passada foi divulgada a nova parcial do Placar Sonegômetro, uma iniciativa do sindicatos dos procuradores da Fazenda, o Sinprofaz. O Placar mede o quanto o poder público deixa de arrecadar de tributos por causa dos vários tipos de sonegação e a notícia não é das melhores. Desde o início deste ano, o rombo aos cofres públicos causado pela sonegação fiscal, já ultrapassou a marca de 300 bilhões em tributos. Neste fim de semana o valor deve chegar a 330 bilhões, um valor nada desprezível.

Para os administradores do placar, este ano os cofres públicos serão lesados em mais de 415 bilhões por conta da sonegação, ou seja cerca de um terço de toda a arrecadação federal ou ainda 10% do PIB. A pesquisa revela ainda que, sem a sonegação, a carga tributária poderia ser reduzida em 30%, mantendo o mesmo valor da arrecadação atual.

O tema, apesar de complexo, é de grande importância par a cidadania. Afinal de contas, a verdade é que a luta contra os aumentos abusivos do transporte público, por uma educação pública de qualidade ou mesmo pelo acesso à saúde básica passa, obrigatoriamente, pela forma como os governos definem sua política tributária, de como exercem a justiça fiscal e, por fim, como administra os recursos arrecadados e executa as políticas públicas.

Vale a pena ficar ligado aqui no www.avozdocidadao.com.br no link direto para o site do Sonegômetro. Aproveitem e conheçam aqui também o www.quantocustaobrasil.com.br, que mostra de maneira fácil e detalhada como os impostos afetam os preços dos mais variados produtos do nosso dia a dia, desde a cesta básica de alimentos até o custo final de carros populares.

Num país em que a grande maioria dos cidadãos precisa trabalhar até quatro meses por ano só para pagar impostos, a cidadania atuante, os verdadeiros agentes de cidadania, devem cumprir o seu papel de protagonismo e se manifestar com ideias e propostas.

Pensem nisso e até semana que vem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.