Sociedade civil começa a pressionar STF pelo julgamento do mensalão
E falando em reforma por mais ética e dignidade em nossos costumes políticos, recebemos aqui na Voz do Cidadão uma mensagem do Movimento 31 de Julho, do Rio de Janeiro. Segundo o movimento, diversas organizações da sociedade civil começam a articular manifestações para acompanhamento do julgamento mais importante do ano: o mensalão.
Como se sabe, o chamado “escândalo do mensalão” envolve 38 réus, acusados de delitos como formação de quadrilha, desvio de recursos públicos e compra de votos de parlamentares, dentre outros crimes. O processo está tramitando hoje no Supremo Tribunal Federal, o STF e tem mais de 50 mil páginas.
Pois na onda de manifestações contra a corrupção que só tem feito crescer desde o ano passado, vários movimentos se articulam na internet para ganhar as ruas. A ideia é intensificar a pressão sobre o STF de modo a acelerar a tramitação e a votação do processo antes que a maioria das ações prescreva.
Por exemplo, o próprio Movimento 31 de Julho está convocando os cariocas para uma manifestação amanhã, domingo dia 1º de abril, na orla de Ipanema: o “SOS STF”. Vai ser a partir das 11 horas em frente ao Posto 9.
Além disso, o grupo “Queremos ética na política” está preparando a sua “Missão Ampulheta”. A idéia é levar ao ministro do Supremo, Ricardo Lewadowski, no próximo dia 25 de abril, uma ampulheta, acompanhada de mensagem sobre a importância da liberação urgente do processo do mensalão para a votação final em plenário. Até o momento 8 grandes grupos nas redes sociais já aderiram à “Missão”, num total de 34 mil cidadãos conscientes e atuantes.
Além destes, qualquer cidadão pode apoiar um dos três grandes abaixo-assinados disponíveis hoje na internet. O do 31 de Julho conta com apoio do grupo NasRuas, de São Paulo, e é o mais concorrido. Já são mais de 4.400 assinaturas em menos de uma semana. Este abaixo-assinado exige celeridade do STF no julgamento do Mensalão. O segundo manifesto quer mais rapidez na formulação do voto do ministro Ricardo Lewandowski, peça fundamental para continuidade da tramitação do processo. E o terceiro exige a declaração de impedimento do ministro Dias Toffoli, tendo em vista que o mesmo já atuou como advogado para alguns dos réus do mensalão.
Aqui na Voz do Cidadão vocês encontram mais informações sobre todas essas movimentações das organizações da sociedade. Para participar do abaixo-assinado do movimento 31 de Julho, procure “Pelo Início do Julgamento do “Mensalão” no STF”, no site Petição Pública.
Vamos todos ficar de olho, pois um julgamento rápido, sério e que puna os que forem considerados culpados só fará fortalecer a nossa democracia e a nossa auto-estima de cidadania. Até a semana que vem.