Senado lança Portal da Transparência das obras da Copa em parceria com TCU
Vamos agora falar de um outro lado da cidadania tão importante quanto a formação de novos cidadãos. Estamos falando de transparência e controle social sobre a utilização das verbas públicas.
Esse tema é ainda mais importante quando nos damos conta de que o Brasil terá pela frente pelo menos dois grandes eventos de repercussão internacional, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Há algum tempo atrás já falamos aqui sobre a importância de se fiscalizar os gastos para as obras que serão necessárias. Daquela vez nós falamos de duas iniciativas vindas da própria sociedade civil, o site “Jogos Limpos”, do Instituto Ethos, e o Manifesto Anticorrupção, do CONFEA.
Pois agora vamos falar de uma nova iniciativa, mas desta vez vinda do próprio poder público. O Senado Federal, em parceria com o Tribunal de Contas da União, acaba de lançar esta semana o chamado Portal de Fiscalização da Copa 2014.
Pelo portal, qualquer cidadão poderá saber quanto custa cada projeto de cada obra que tenha relação com a realização da Copa do Mundo. Aos poucos, a página está sendo alimentada com informações sobre investimentos em rodovias, estádios, aeroportos, portos e outras obras, fazendo com que os internautas possam acompanhar todo o processo, da licitação até a execução das obras. Inclusive com informações sobre quem participou de cada licitação, quem venceu, quem perdeu, e até quem apresentou impugnação contra a seleção e os motivos alegados.
O portal inclui até fotos detalhadas do andamento das obras, numa demonstração de que a sociedade civil estará muito bem servida de dados para realizar o devido controle social sobre esses milhões e milhões de reais investidos e que na prática estarão saindo do bolso de cada um de nós, não é mesmo?
Aqui na avozdocidadao.com.br preparamos um link especial para o Portal de Fiscalização da Copa 2014, que pode ser acessado no endereço “copatransparente.gov.br”.
Até a semana que vem!