Proposta de cidadania atuante: as salas do cidadão
Amigos ouvintes, agora vamos comentar uma proposta muito interessante, que nos foi enviada por um cidadão atuante de São Paulo, Luiz Otávio da Rosa Borges.
Luiz Otávio é auditor da Receita Federal aposentado e tem se dedicado ao estudo de ferramentas eficientes para monitoramento das ações do poder público. Para ele, o chamado “controle social” é o conjunto de mecanismos que permite aos cidadãos exercer essa fiscalização de forma consistente e permanente.
A ideia é que sejam criadas “salas do cidadão” nas repartições municipais e estaduais de órgãos públicos federais. Essas salas devem estar equipadas com todo o material de informática para os cidadãos possam acessar e analisar transações financeiras, processuais, burocráticas, orçamentárias e licitatórias do referido órgão público.
Assim, qualquer um poderia ter acesso fácil e rápido a informações como controles de estoques, cronograma de entregas de produtos comprados, CNPJ e CEP das empresas contratadas por aquele órgão, processos sem movimentação, horários de início e fim de jornada de trabalho de servidores, e outros dados que deveriam ser de conhecimento público.
Uma das grandes questões da cidadania atuante de hoje é justamente a obtenção de dados públicos, coisa que infelizmente muitos dos nossos políticos e gestores públicos não se mostram muito dispostos a fazer. Cabe então aos cidadãos mais conscientes e atuantes a tarefa de mobilizar outros cidadãos para, juntos, pressionar pela implementação de ideias como essa das salas do cidadão.
Aqui no www.avozdocidadao.com.br vocês têm a íntegra da mensagem do Luiz Otávio Borges. Vale a pena conhecer e se perguntar: que propostas de cidadania atuante eu poderia fazer para melhorar minha comunidade, minha cidade, meu estado ou mesmo o Brasil?
Até a semana que vem!
1 comentário
Deixe um Comentário
Você precisa fazer login para publicar um comentário.
[…] 24/08/2014 Lei anticorrupção completa um ano e ainda suscita dúvidas Proposta de cidadania atuante: as salas do cidadão […]