Projetos de lei em tramitação querem ensino de ética e cidadania nas escolas
E já que estamos falando de políticos que tentam nos fazer de otários, vale a pena uma reflexão sobre o que fazer para evitar que essa péssima cultura de representação política continue prosperando no Brasil.
E o passo número um, é claro, é trazer para os futuros cidadãos as noções necessárias dos conceitos de cidadania. Assim, quando se tornarem os protagonistas de mercados e governos, já terão bem fortes dentro de si os valores humanistas mais fundamentais da cidadania, como o respeito ao outro e ao coletivo, a busca pelo bem comum, a responsabilidade política pelo controle social de mandatos e governos e principalmente a noção de que devem sempre incentivar outros cidadãos a fazer o mesmo.
E isso somente vai se alcançar se incluirmos na grade curricular dos ensinos básico e médio as disciplinas ligadas á cidadania.
A boa notícia é que cada vez mais se forma um consenso na Câmara dos Deputados e no Senado de que este é o caminho vencedor para o Brasil. Agora mesmo diversos projetos de lei neste sentido estão tramitando nas duas casas legislativas. Um bom exemplo é o projeto de lei 02 de 2012, que está no Senado e que conta com o paoio de diversos movimentos da sociedade civil, como o NasRuas e o 31 de Julho. De autoria do senador Sergio Souza, do Paraná, e relatado pelo senador Cristóvam Buarque, do Distrito Federal, o projeto quer incluir a matéria Cidadania Moral e Ética no ensino fundamental e a disciplina Ética Social e Política no ensino médio.
Mas não temos só este projeto do Senado. Pelo menos outros cinco ainda estão tramitando na Câmara, com conteúdo semelhante. Por isso, é bom ficar de olho na aprovação das matérias da cidadania nas escolas e participar das manifestações dos movimentos da sociedade que apóiam essa ideia.
E não é pra menos. Durante a Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social organizada pela Controladoria Geral da União em maio deste ano, a proposta de se incluir as matérias da cidadania na grade curricular foi a segunda mais votada. Isso mostra que esta questão é uma unanimidade nacional.
Conheçam aqui na vozdocidadao.com.br a íntegra do projeto do senador Sergio Souza. Vamos mostrar aos nossos políticos que é de cedo que se formam os bons cidadãos.
Não temos dúvida de que esse é um caminho sem volta para o Brasil. Até a semana que vem!