Prefeitura do Rio lança Central de Atendimento 1746
Agora vamos falar de uma iniciativa de um poder público municipal que bem merece ser replicada para outras cidades em todo o país.
A prefeitura do Rio acaba de lançar o serviço RIO 1746, que é uma central de atendimento a reclamações dos cidadãos, desde entulho, buracos nas ruas, lâmpadas de postes e limpeza urbana até dúvidas sobre pagamento de impostos, dívida ativa e Defesa Civil. Tudo isso será feito a partir de uma ligação para o número “1746” ou pelo site do serviço, de forma a trazer mais agilidade ao atendimento das principais demandas dos cidadãos.
Sem dúvida o projeto é ambicioso, pois pretende aos poucos unificar todas as centrais de atendimentos das secretarias e autarquias municipais. Só para citar um exemplo, a central de atendimento da empresa de limpeza urbana do município, a Comlurb, será anexada ao sistema até o fim deste mês de abril.
É bem verdade que neste início de operações muita coisa ainda deve ser aperfeiçoada, como o treinamento dos atendentes e o tempo de resposta para as reclamações, mas segundo o governo municipal serão contratados em breve mais 280 profissionais para a equipe.
Essa iniciativa foi inspirada no serviço 311 da cidade de Nova York, que atende moradores e visitantes da cidade 24 horas por dia, todos os dias, e em 170 línguas diferentes!
A central RIO 1746 é um excelente exemplo de iniciativa de um governo-cidadão que deve ser acompanhada de perto. E é também uma boa dica para implantação em outros municípios. Hoje, apenas o governo do Estado de São Paulo tem serviço semelhante.
Fica então a dica da Voz do Cidadão desta semana. Procure saber como anda o serviço de atendimento da Prefeitura aí na sua cidade. E mostra ao seu vereador e ao seu prefeito como funciona a central do Rio. E conheça o site através do link disponível aqui na vozdocidadao.com.br.
Até sábado que vem!