Ouvidoria da União vai promover o I Forum das Américas de Ouvidorias
Hoje vamos começar falando de Ombudsman. Pois bem, o ombudsman, ou simplesmente “ouvidor”, é um profissional contratado por um órgão, instituição ou empresa que tem a função de receber críticas, sugestões, reclamações e deve agir em defesa imparcial da comunidade. Essa palavra, ombudsman, chegou até nós através do sueco, onde significa “representante”.
Em língua portuguesa, essa função se chama “ouvidoria” e existe desde o Brasil Colônia. Os ouvidores eram indicados pelo Rei de Poertugal principalmente para ouvir as reclamações e reivindicações da população sobre improbidades e desmandos por parte dos servidores do governo.
Bom, já deu para notar a importância que um profissional desses tem na relação das empresas e entidades com os usuários e consumidores de seus produtos e serviços. Quando se trata de serviço público, então, a importância é dobrada, pois somos nós, os cidadãos, que pagamos a conta de tudo o que acontece.
E foi por isso que a Ouvidoria-Geral da União teve a idéia de realizar o I Fórum das Américas de Ouvidorias, Defensores del Pueblo e Ombudsman, em Salvador, Bahia. O tema tem tudo a ver com a cidadania: “Os desafios da participação cidadã nas instituições do nosso continente”. É bom ficar de olho, pois o evento vai acontecer já no próximo dia 30 de novembro e primeiro de dezembro e está aberto para ouvidores, servidores e profissionais que atuam em ouvidorias dos três poderes e do Ministério Público, além, é claro de representantes da sociedade civil.
Lá estarão representantes de países como Argentina, Bermuda, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos e México.
Aqui na Voz do Cidadão vocês encontram todas as informações sobre o I Fórum das Américas de Ouvidorias, Defensores del Pueblo e Ombudsman que a Ouvidoria-Geral da União.
A inscrição é gratuita, mas são poucas vagas. Fiquem atentos.