Objetivos do milênio: como anda a cidadania planetária?
Agora vamos continuar falando de informação, mas agora em uma escala planetária. Logo no início deste século, a Organização das Nações Unidas, a ONU, estabeleceu oito metas fundamentais a serem alcançadas pelos governos de todos os 196 países membros da entidade até 2015.
A este conjunto de ações foi dado o nome de “Objetivos do Milênio”, que são: acabar com a fome e a miséria, educação básica de qualidade para todos, redução da mortalidade infantil, melhoria da saúde das gestantes, combate a doenças como Aids e malária, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, e, finalmente, o estabelecimento de uma parceria mundial pelo desenvolvimento.
Mas isso já tem mais de dez anos e como as coisas estão indo nos países?
Pois agora professores, alunos e cidadãos podem ter acesso a estas e muitas informações sobre os países através de um mapa mundi interativo mantido pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
A ferramenta “paises” é um grande mapa mundial virtual, com o desenho de cada país. Ao clicar num deles, o visitante pode selecionar informações como número de cidadãos, renda per capita, indicadores sociais, dados econômicos e de meio ambiente. Mas, principalmente, como aquele país específico está se saindo no cumprimento dos objetivos do milênio. E todas as informações têm a opção de imprimir ou baixar textos e dados. Todos os 196 países reconhecidos pela ONU estão lá, o que torna essa ferramenta uma fonte de pesquisa fundamental.
Quer um exemplo? No objetivo de reduzir a mortalidade de crianças com menos de 5 anos, o nosso Brasil está fazendo bonito, reduzindo para menos da metade o número de óbitos, entre 1995 e 2010. Eram 59 mortes para cada mil nascimentos e, hoje, temos 19 para cada mil nascidos.
Aqui no www.avozdocidadao.com.br vocês tem acesso direto ao site “paises” do IBGE. Vale a pena conhecer e comparar nossos dados com os de outros países. Afinal de contas, uma sociedade só é verdadeiramente cidadã se ela tem acesso a informações sobre si mesma e sobre o mundo ao seu redor.
Pensem nisso e até o sábado que vem!