O site “Turminha do MPF”
Um tempinho atrás comentamos aqui que as instituições de Estado estão começando a entender que uma parte importante de sua missão deve ser a de informar os cidadãos sobre o que fazem e como cada um de nós podemos nos valer delas nas mais variadas situações. E falamos de uma iniciativa do Tribunal de Contas da União voltada para crianças, educadores e pais: a Revistinha do TCU.
Pois hoje vamos falar de outra iniciativa exemplar de uma instituição de Estado também voltada para crianças, adolescentes e professores: o site “Turminha do MPF”.
O MPF aí do nome é o Ministério Público Federal, que resolveu criar um canal diferente na internet. Através do site “Turminha do MPF” o público infanto-juvenil pode conhecer melhor o que é o Ministério Público, como funciona, quais as suas prioridades de atendimento e, principalmente, como fazer uma denúncia na instituição.
Para professores e educadores, o site oferece diversos jogos e atividades, com recursos multimídia, e até uma seção onde se pode fazer uma pergunta diretamente ao MPF.
E aqui vai duas dicas em relação ao Turminha do MPF. A primeira é a campanha “Turminha do MPF nas Eleições 2012”, onde educadores cadastrados podem receber material para atividades em classe. Como são as regras para este ano, como avaliar se o candidato a prefeito ou vereador é um bom político, o que é crime eleitoral, como identificar propaganda eleitoral irregular e muito mais.
A segunda dica é a seção sobre o atual julgamento do mensalão. Em linguagem mais simples, o Turminha do MPF explica detalhes do processo, porque se chama “mensalão”, quem são os réus, quais são as acusações do Ministério Público e os principais argumentos da defesa. Tem até um pequeno glossário especial para o público infanto-juvenil poder acompanhar de perto todo o processo. No final, um conjunto de notícias do Ministério Público sobre o julgamento.
Vale a pena acessar o link para o site “Turminha do MPF” que está aqui no www.avozdocidadao.com.br. Como sempre dizemos, é de criança que se faz um pleno cidadão. Acesse e mostre para seus filhos ou alunos!