O Portal Popular da Copa e das Olimpíadas
Depois das comemorações pelo Dia Internacional contra a Corrupção, agora é hora da cidadania consciente e atuante arregaçar as mangas e trabalhar pela transparência nos gastos públicos.
E a dica de hoje vai para o lançamento do Portal Popular da Copa e das Olimpíadas agora esta semana. Como o Brasil vai sediar esses dois megaeventos de importância internacional, é de todo o interesse da sociedade que os custos envolvidos sejam muito bem aplicados.
Por isso, nas 12 cidades que sediarão a Copa do Mundo de 2014, entidades e movimentos da sociedade civil, acadêmicos, organizações políticas e cidadãos comuns criaram comitês populares numa grande rede chamada “Articulação Nacional de Comitês Populares da Copa”. A idéia é fiscalizar e cobrar ação do poder público contra possíveis violações, abusos e ilegalidades relacionadas com a realização desses eventos.
Através do Portal Popular, entidades e cidadãos poderão trocar informações, conhecer relatórios sobre andamento de obras e fazer denúncias sobre malversação de verbas públicas ou desrespeito aos direitos dos cidadãos moradores. São 9 os temas principais para os visitantes: Remoções e Despejos, Precarização do Trabalho, Desrespeito à Legislação, Vulnerabilidade Social, Endividamento Público, Criminalização e Repressão, Segregação Urbana, Violações de Direitos, e Legislação.
Junto com o início das atividades do portal, a Articulação divulgou o dossiê “Megaeventos e Violações de Direitos Humanos“, que reúne dados e informações sobre impactos de obras e transformações urbanas realizadas para a Copa do Mundo de 2014. O documento será protocolado em diversões órgãos municipais, estaduais, federais e até mesmo entidades internacionais, para acompanhamento e controle social. E traz casos concretos de violações e de desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos como, por exemplo, o direito à moradia adequada. Segundo o movimento, cerca de 160 mil famílias estão ameaçadas de remoção no país por obras relacionadas à Copa e às Olimpíadas. É preciso ficar de olho.
Aqui no www.avozdocidadao.com.br vocês têm um link direto para o Portal Popular da Copa e das Olimpíadas. Conheça e seja também um cidadão atuante, fiscalizando, cobrando dos governos o uso adequado e transparente das verbas públicas e, principalmente, incentivando outros cidadãos a fazer o mesmo!