O noticiário pode ser melhor – conheça o site The Day of Light
Vamos comentar hoje sobre uma iniciativa nascida no Rio de Janeiro mas que vem encontrando resposta de vários lugares. Mês passado foi lançado o site “The Day of Light” (“O Dia da Luz”, em inglês) com uma proposta diferente de como se deve cobrar da mídia as informações construtivas para a cidadania.
O evento de lançamento foi agora em março e contou com o apoio de celebridades e artistas, como Ingrid Guimarães, Du Moscovis, Kleiton u0026amp; Kledir, e outros. Como os próprios organizadores dizem “Sabemos da importância da informação e não alimentamos um movimento fora de sintonia com a realidade. Mas é indiscutível o fato de que somos “achatados” todos os dias por notícias muito negativas – algumas delas são realmente vitais para a formação de opinião, outras, servem ao espetáculo. A idéia do The Day of Light é sensibilizar os veículos para que dêem mais enfoque às notícias boas em suas chamadas de capa.”
A idéia é pressionar meios de comunicação para que evitar um noticiário denuncista ou “terrorista” demais, que acaba por diminuir nossa auto-estima, além de desmobilizar a cidadania e nossa capacidade de indignação e reação diante dos problemas nacionais e do mundo.
Esse é um movimento que tem se espalhado pelo mundo. Vale lembrar uma associação que foi fundada na França em 2003, o “Repórteres da Esperança”. A entidade reúne jornalistas preocupados em divulgar também o que seriam “boas notícias” de cidadania, ou seja, notícias sobre coisas positivas e construtivas que estão sendo feitas por cidadãos e grupos de cidadãos para superar os grandes e pequenos problemas que a humanidade enfrenta, e independente de governos. Mais até do que isso, a entidade acredita que a mídia deve enxergar como ação de dimensão fundamentalmente política inúmeras iniciativas sociais autônomas e que são tratadas como de ordem social, moral ou de solidariedade, e acabam sendo mantidas sem relevância, como numa espécie de sub-solo do noticiário.
Vale a pena conhecer e compartilhar das idéias cidadãs do The Day of Light e do Repórters da Esperança. Aqui na Voz do Cidadão, vocês têm links diretos para os sites destas duas iniciativas cidadãs. Conheçam!