Novo aplicativo SigaLei permite acompanhar projetos de lei em discussão

Amigos ouvintes, acabamos de comentar a importância para a luta da cidadania que cada cidadão se mantenha sempre bem informado e atento à representação política em todos os níveis.

E uma das coisas que sempre precisamos ficar de olho é nos projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados, pois é de lá que saem as normas que vão regular o nosso dia a dia.

Pensando nisso, o Danilo Oliveira, um jovem paulista da cidade de São Carlos, decidiu investir num aplicativo para celulares que pudesse conectar os cidadãos a tudo o que acontece no Congresso, especialmente em relação à tramitação de projetos de lei e às discussões nas diversas comissões temáticas da instituição. Foi assim que nasceu o aplicativo SigaLei.

Utilizando ferramentas de dados abertos da Câmara, o SigaLei consegue mostrar quase em tempo real as últimas decisões relativas aos projetos de lei, fazendo desta uma excelente ferramenta de acompanhamento de mandatos e orçamentos públicos.

Por exemplo, através do SigaLei, ficamos sabendo esta semana que o deputado federal Guilherme Campos, de São Paulo, desarquivou um projeto de lei de sua autoria que estabelece novas sanções às empresas de mídia. O projeto já estava engavetado há mais de dois anos e essa iniciativa pode significar que uma nova tentativa de regulamentação da mídia vem por aí. Só que o SigaLei foi eficiente em alertar a sociedade e é nosso dever conhecer e debater um tema que tem a ver com um dos grandes valores da cidadania, a liberdade de expressão.

Não foi à toa que o Instituto Palavra Aberta, em nota recente sobre as manifestações, cumprimenta os cidadãos participantes, na medida em que tais eventos são um “avanço democrático ao demonstrarem, na prática, que a liberdade se afirma como valor junto à sociedade“.

Aqui no www.avozdocidadao.com.br você têm um link para estas e outras informações do aplicativo sigaLei. Vale conferir.

Semana que vem estamos de volta. Até lá!

1 comentário

  1. Rádio Globo | A Voz do Cidadão em 22 de abril de 2015 às 14:12

    […] 22/03/2015 A bandeira brasileira não é vermelha Novo aplicativo SigaLei permite acompanhar projetos de lei em discussão […]

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.