Nações Unidas lança campanha “Mulheres e Direitos” no Rio de Janeiro

ouvirA luta das mulheres por seus direitos civis e políticos já tem mais de um século, e sem dúvida muitos avanços foram conquistados. Do tempo das “suffragettes” inglesas do início do século passado, que literalmente deram a vida pelo direito das mulheres em serem cidadãs eleitoras, até os dias de hoje, a mulher tem conquistado mais e mais destaque nos mais variados campos da vida econômica e social. Primeiro, foi conquistado o direito econômico a receber herança, depois foram os direitos políticos de participar de eleições e ter seu próprio negócio. E só bem mais tarde é que foi conquistado o direito à liberdade com seu próprio corpo.

Mas ainda há muito a ser feito, principalmente no campo da violência doméstica. No Brasil, a Lei Maria da Penha é a legislação que trata do tema. E amanhã, domingo dia 7 de agosto, a Lei completa 5 anos de existência com estatísticas ainda altas de violência contra mulheres. Segundo dados do serviço “Ligue 180”, que é o número que recebe as denúncias, de 2006 até hoje já foram contabilizados quase 2 milhões de atendimentos de mulheres vítimas de violência. Destes, 430 mil foram de relatos de violência contra a mulher enquadrados na Lei Maria da Penha.

Pois para conscientizar os cidadãos e as cidadãs para a questão, as Nações Unidas lançaram ontem no Rio de Janeiro, a campanha “Mulheres e Direitos”, composta por três filmes para TV sobre a importância da denúncia dos casos de violência contra as mulheres e o acionamento da rede de serviços de atendimento às mulheres em situação de violência no Brasil, como o serviço “Ligue 180”, delegacias especializadas, casas-abrigo, juizados, varas criminais, núcleos e centros de atendimento, entre outros.

A campanha é estrelada pela própria Maria da Penha Maia Fernandes, cuja história de maus-tratos causados pelo próprio marido levou à criação da Lei 11.340/06, que leva o seu nome.

Aqui no www.avozdocidadao.com.br temos um link direto para a nota pública da ONU Mulheres, que é o braço da ONU responsável por promover a igualdade de gênero nos países. Conheça e repasse às suas amigas. E não se esqueça. Se presenciar de algum caso de violência contra a mulher, não hesite em denunciar através do serviço 180.

Até a semana que vem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.