Movimentos Sociais divulgam manifesto contra minirreforma política
Boa noite, Thiago Matheus! Boa noite ouvintes aqui do Agito! Como vocês já devem ter visto pelos noticiários, está sendo discutida no Congresso uma proposta de alteração de vários pontos do sistema eleitoral brasileiro. Infelizmente, a proposta, chamada de “minirreforma eleitoral”, muito pouco tem a ver com o que a sociedade tem reivindicado nas recentes manifestações nas ruas.
Querem um bom exemplo? Pela reforma dos políticos, os deputados pretendem diminuir a necessidade de comprovação de seus gastos de campanha. Para isso, bastaria divulgar esses gastos na internet, sem necessidade de apresentar qualquer documento de comprovação. Em outro item polêmico, os legisladores querem a diminuição em 20 dias do período de campanha eleitoral, o que certamente beneficia as campanhas mais ricas e de políticos mais conhecidos. Além de dificultar a saudável alternância de poder.
Já deu para entender que a reforma que nossos políticos querem não tem nada a ver com o sistema político. Ela altera apenas alguns itens da pauta eleitoral, o que é mais do interesse deles.
Pois é por essas e outras espertezas inseridas no texto da minirreforma que diversos movimentos reunidos na Plataforma pela Reforma Política decidiram lançar um manifesto para pressionar deputados e senadores a trabalharem na direção do que a sociedade está a exigir. Dentre os principais pontos que uma verdadeira reforma deve prever estão a proibição de doações de empresas para campanhas eleitorais, maior participação da sociedade através de referendos e plebiscitos, mais facilidade na proposição e tramitação de projetos de lei de iniciativa popular, mecanismos de redução dos gastos com as campanhas, teto máximo de dois mandatos por cada cargo legislativo e adoção do recall político.
Semana que vem um grupo de representantes desse movimento vai levar o manifesto a diversos parlamentares para conseguir o máximo de apoio possível. Enquanto isso, nós, cidadãos mais conscientes e atuantes, temos o dever de conhecer as propostas da plataforma e dar o nosso apoio através do site reformapolitica.org.br. Aproveitem também para baixar aqui no www.avozdocidadao.com.br a íntegra do manifesto.
Já está mais do que na hora de nos unirmos não apenas para manifestações nas ruas, mas para pressionar diretamente nossos parlamentares por uma reforma que seja fruto das discussões democráticas da cidadania, e não de interesses pouco transparentes e corporativos dos próprios.