Ministério Público Federal lança site sobre Operação Lava Jato
Amigos ouvintes, decididamente, o tema da corrupção na Petrobras veio para ficar nos noticiários por muito tempo ainda. São tantas as denúncias, os investigados, os desvios, que a gente até se perde no meio de tanta informação.
Uma coisa é certa, tanto o Ministério Público quanto o poder Judiciário ainda têm muito trabalho pela frente até esclarecer fatos, julgar réus e punir os culpados.
Por isso mesmo, é de se dar os parabéns à mais nova iniciativa do Ministério Público Federal. Pensando na devida transparência que esse caso deve ter, o MPF lançou um site totalmente dedicado à Operação Lava Jato, que investiga os delitos na Petrobras.
A página www.lavajato.mpf.mp.br, mostra em detalhes tudo o que está sendo apurado e decidido pela Justiça no caso dos desvios da maior estatal brasileira. Na verdade, os números impressionam. Por exemplo, uma consulta rápida na página revela que até o momento já se sabe com segurança que nada menos de 2 bilhões de reais foram desviados da empresa. Segundo o MPF, destes 2 bilhões pelo menos 500 milhões foram recuperados ou estão em processo de recuperação.
Quanto aos denunciados, já foram abertos perto de 280 procedimentos de investigação contra 150 pessoas e 230 empresas, além de 64 mandados de prisão cumpridos.
O site ainda apresenta informações sobre o histórico do caso que levou à Operação Lava Jato, além de uma seção explicativa de termos como “doleiro“, “empresa off-shore“, “colaboração premiada“, “lavagem de dinheiro” e muito mais.
Acessem aqui no www.avozdocidadao.com.br o link especial que preparamos para o site do Ministério Público Federal sobre a Operação Lava Jato.
Para citar o artigo do ex-ministro Carlos Ayres Britto, que mencionamos agora há pouco, vale encerrar o comentário de hoje com uma frase famosa na época de Péricles, político e magistrado grego: “Sou livre porque participo“. Ou seja, somente a condição de participante dos debates públicos é que garante a um cidadão ser de fato livre e autônomo. Enfim, um verdadeiro Agente de Cidadania.
Pensem nisso e semana que vem estamos de volta. Até lá!
1 comentário
Deixe um Comentário
Você precisa fazer login para publicar um comentário.
[…] 01/03/2015 Ex-ministro do STF critica regulamentação dos conselhos populares Ministério Público Federal lança site sobre Operação Lava Jato […]