MCCE realiza ato público pela campanha “Eleições Limpas”, dia 8
Thiago Matheus, agora vamos continuar falando de transparência, mas nas eleições.
O MCCE, o movimento de combate à corrupção eleitoral que idealizou a Lei da Ficha Limpa, vai realizar um ato público muito importante segunda que vem, dia 8 de abril.
Será em Brasília, na sede da OAB nacional, a partir das duas da tarde. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a nova iniciativa das 55 organizações participantes do movimento: um novo projeto de lei de iniciativa popular que já está sendo chamado de “Eleições Limpas”. Nesse evento, será divulgado o Manifesto do MCCE sobre a Reforma Eleitoral no Brasil.
Para o MCCE, o principal ponto de luta para a conscientização da sociedade é justamente o sistema de financiamento das campanhas eleitorais. Segundo o juiz Marlon Reis, um dos fundadores do Movimento, “o manifesto em defesa da reforma política e por eleições limpas no País, é centrado no projeto de financiamento democrático das campanhas, que exclui as doações de pessoas jurídicas, ou seja, empresas, do processo eleitoral”.
Nada mais natural que nossa reforma política comece por esta questão. Afinal de contas, as ligações quase nunca transparentes entre políticos e empresas são umas das grandes fontes de corrupção não só no Brasil, mas em todo o mundo. Evitar que elas influenciem eleições com seu poder econômico é uma luta obrigatória da cidadania.
Como bem disse a ministra do Supremo Carmen Lúcia numa entrevista ano passado, “Pessoa jurídica não é cidadão e não vota. Não há por que empresa fazer financiamento de campanhas“. Aliás, outro ministro do Supremo, Dias Toffoli também já se pronunciou contra doações de empresas para campanhas eleitorais. Para Toffoli, “a principal questão a ser debatida hoje não é entre financiamento privado e financiamento público, mas sim entre pessoa física e pessoa jurídica”.
Pois confiram aqui no www.avozdocidadao.com.br mais informações sobre o ato público do MCCE na próxima segunda-feira. Quem estiver em Brasília e puder, é dever de cidadão consciente e atuante comparecer à sede da OAB nacional, Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 1, Bloco M, 2º andar.
E vamos todos dar nosso total apoio à campanha Eleições Limpas!
Até a semana que vem!