Manifestações do 21 de abril mostram a força dos novos movimentos sociais
Hoje tivemos por quase 100 cidades em todo o país diferentes manifestações contra a corrupção, principalmente no setor político.
Estas manifestações vêm ocorrendo desde o primeiro semestre do ano passado, sempre nas principais datas cívicas e são capitaneadas por dezenas de movimentos sociais que se organizam em redes e, por isso mesmo, se destacam dos tradicionais movimentos sociais que conhecemos.
Para começar, eles são fruto direto da difusão da internet pelos mais variados extratos da sociedade. Com o surgimento das redes sociais, os cidadãos mais conscientes e atuantes puderam enfim juntar esforços, trocar informações e programar eventos e manifestações no mundo real.
É o caso do movimento Adote um Distrital, que se dedica ao acompanhamento das atividades do legislativo no Distrito Federal. Uma de suas iniciativas mais importantes foi ONE – De Olho Nas Emendas, um sistema que torna possível ao cidadão de Brasília verificar quais obras ou serviços serão entregues em sua vizinhança durante o ano de 2012, e filtrar essa informação por Região Administrativa ou até mesmo por Deputado. Uma excelente tecnologia social que pode ser utiliza por organizações em outros municípios ou estados.
O Adote Um Distrital é apenas um de vários grupos muito atuantes que começam a crescer por causa das facilidades da internet e que hoje congregam dezenas de milhares de cidadãos. É o caso do movimento NasRuas, um dos grandes articuladores das manifestações de hoje, do Movimento 31 de Julho, do Brasil Sem Corrupção, do Focco – Fórum de Combate à Corrupção, da Rede de Cidades Sustentáveis, das dezenas de Observatórios Sociais e Transparências municipais, da rede Nossa São Paulo e tantas outras iniciativas.
Vale lembrar que cidadania tem a ver não apenas com a nossa conduta exemplar individual, mas principalmente com a nossa capacidade de incentivar outros a fazer o mesmo. O que todos esses movimentos têm de mais cidadão é o fato de chamar a atenção da mídia para as suas causas e conseguir atrair outros cidadãos conscientes que ainda não tiveram oportunidade de se tornar cidadãos atuantes.
Aqui na Voz do Cidadão vocês têm sempre informações atualizadas sobre o que acontece nessas redes de cidadania. Acesse sempre o www.avozdocidadao.com.br e participem dessa grande transformação de cidadania política que o Brasil experimenta hoje!
Até a semana que vem.