Magistrados divulgam nota pública sobre prisão do governador do Distrito Federal

Um dos valores essenciais para a democracia é o da Justiça. Com uma Justiça ineficiente e distanciada dos anseios da sociedade, cria-se um perigoso sentimento generalizado de que a corrupção e a impunidade andam sempre de mãos dadas. E que não adianta fazer nada contra isso.

Mas esta semana o poder Judiciário deu uma exemplar demonstração de que a lei existe para ser cumprida e vale para todos, ao negar habeas corpus ao governador do Distrito Federal, Roberto Arruda, para evitar que atrapalhe as investigações do Ministério Público e da Polícia Federal. O governador, suspeito de liderar um esquema de corrupção dentro do governo, vai continuar preso mais esta semana.

Este é um fato dos mais importantes para a cidadania, pois é a primeira vez no Brasil que um político da importância de um governador de Estado é preso por crime de corrupção. O que transmite aos cidadãos de bem a inegável esperança de que, afinal, vale a pena lutar contra a corrupção e outros crimes de colarinho branco.

A própria Associação dos Juízes Federais – Ajufe, que reúne magistrados federais em todo o país, acaba de divulgar uma nota pública, reafirmando o compromisso dos membros do Judiciário com a lei, com a Constituição Federal e as provas colhidas. Para a cidadania, é fundamental uma Justiça independente e firme, que possa garantir aos cidadãos os valores básicos da vida, da legalidade e da liberdade.

Somente dessa forma, é que se poderá trazer para o cidadão a noção de que é possível, sim, controlar os mandatos e o que os governantes fazem com o dinheiro público. E que as instituições do Estado democrático devem servir mais ao interesse público do que aos governantes da vez, estes sim que sempre tentam se utilizar delas para abusar do poder.

Veja a nota pública dos juízes federais na vozdocidadao.com.br e passe adiante para sua lista de amigos.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.