Alerta para novos golpes na praça
Recebemos mensagem de nosso colaborador, Célio Schwartz, nos relatando dois novos golpes que vários sites na internet estão denunciando.
O primeiro é o chamado “Golpe da Falsa Multa de Transito”, uma nova modalidade de golpe que nos parece até um tanto fantasiosa. Os golpistas ficam próximos de cruzamentos onde há os “dedo-duros eletrônicos”, aqueles que registram se o cidadão passou no sinal vermelho ou não, ou quaisquer outros pontos críticos de trânsito. Os bandidos se posicionam equipados com uma pequena câmera digital e fotografam as traseiras dos carros que passam infringindo as leis de trânsito (ou às vezes não). Depois de terem as placas e as fotos, e com a ajuda de despachantes, descobrem os endereços e nomes dos proprietários dos veículos. Usando um computador e uma impressora laser, imprimem boletos com o mesmo aspecto das multas reais, só que os dados para liquidação são de uma conta de um laranja. A vítima recebe pelo correio, pode ficar na dúvida se passou ou não, mas acaba pagando no banco ou via internet, normalmente sem verificar no site do Detran se essa multa existe mesmo. Ele pode até conferir depois de uns dias e constatar que o seu cadastro está limpo (pode até elogiar a rapidez e a eficiência do Detran).
Par a sua segurança e para evitar dores-de-cabeça no futuro, antes de pagar qualquer multa de trânsito, entre no site do Detran e veja se ela existe mesmo. É simples e rápido, e com certeza vai poupar muita chateação.
O segundo golpe é bem recente. Segundo o site Monitor das Fraudes (www.fraudes.org) a receita federal está alertando desde o mês passado sobre mensagens de e-mail que estão sendo enviadas a contribuintes pedindo que cliquem em um determinado link para fazer a verificação de “Declaração do Imposto de Renda danificada”. A Receita Federal esclarece que não envia mensagens de e-mail aos contribuintes solicitando qualquer confirmação de dados. Toda consulta referente à situação do CPF, Declaração do Imposto de Renda, entre outras, deve ser feita diretamente pelo site da Secretaria da Receita Federal, o www.receita.fazenda.gov.br. Se você receber este tipo de e-mail não clique em nenhum link solicitado e apague a mensagem imediatamente. Para sua segurança, jamais forneça os dados que se pede.
Aqui na Voz do Cidadão vocês encontram a íntegra da nova cartilha de segurança na internet, lançada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (o CGI.br) em parceira com o CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil).
Acessem, baixem e repassem para sua lista de contatos. Participem!