Lançada a Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto

ouvirAgora vamos falar um pouco sobre uma iniciativa cidadã vinda justamente da nossa tão criticada Câmara dos Deputados.

Todo mundo ainda se lembra do triste caso da deputada Jaqueline Roriz, filmada recebendo dinheiro suspeito para gastos de campanha. No último dia de agosto, nossos nobres parlamentares absolveram a deputada da acusação de recebimento de propina. O detalhe é que na sessão o voto era secreto, assim muitos deputados votaram de acordo com seus interesses corporativos e fisiológicos, sem se importar com a ética, o decoro e mesmo os interesses dos cidadãos eleitores.

Diante das inúmeras manifestações de indignação da sociedade, 275 deputados decidiram apoiar a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto, uma antiga reivindicação da sociedade que nunca conseguiu avançar no Congresso.

A idéia é pressionar pela votação de uma emenda constitucional que acaba com o voto secreto no Congresso, para casos de perdas de mandato, eleição da Mesa Diretora e vetos presidenciais. Não é muito mas abre um bom precedente para que outros tipos de votação também sejam abertas.

Segundo o deputado paulista Ivan Valente, é fundamental a participação dos movimentos da sociedade civil contra a corrupção, principalmente através das redes sociais. Ao adotarem o voto aberto como uma de suas bandeiras, esses movimentos poderão amplificar a ação da Frente Parlamentar, mobilizando mais cidadãos e pressionando outros políticos a também apoiarem a aprovação da emenda.

O deputado foi firme ao afirmar que “esse é um momento oportuno. A política é dinâmica, a pressão interna e o constrangimento externo podem fazer com que o texto seja levado a voto”.

Aqui no www.avozdocidadao.com.br, vocês têm um link direto para a página da PEC pelo Voto Aberto. É dever de todo cidadãos consciente e atuante não só apoiar a idéia, mas incentivar outros a fazer o mesmo.

Até a semana que vem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.