Instituto Ágora lança o site Questão Pública
Do ponto de vista de uma cidadania eleitoral, este ano já pode ser considerado um marco, um divisor de águas no que diz respeito ao controle social dos mandatos políticos.
Com o enorme aumento da importância da internet no dia-a-dia das pessoas, os cidadãos eleitores têm tido à sua disposição diversas ferramentas on-line para a melhor escolha de seus candidatos para outubro.
Algumas ferramentas vieram complementar as informações disponíveis em sites oficiais, como o portal do Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, e os sites dos diversos Tribunais Regionais Eleitorais, os TREs. Mas algumas dessas iniciativas surgiram diretamente da sociedade civil organizada, como o site Ficha Limpa Já, com informações sobre a ficha de candidatos a presidente, senadores e deputados federais. Temos também o Extrato Parlamentar, do movimento Voto Aberto, que através de 12 perguntas sobre votações no Congresso calcula a afinidade política entre o internauta e os deputados federais. Ou seja, em 8 minutos você decide 8 anos da vida nacional, que é o tempo de mandato de cada senador.
Pois a mais nova ferramenta já está no ar: o site “Questão Pública – valores do Legislativo, responsabilidade do cidadão”. Desenvolvido pelo Instituto Ágora, que há anos realiza o acompanhamento do poder Legislativo de São Paulo, o Questão Pública é totalmente dedicado a mostrar aos cidadãos eleitores como se posicionam os candidatos ao Senado não só de São Paulo, mas de todo o país.
O funcionamento é bem simples. Primeiro, os candidatos se cadastram no site e preenchem um questionário com perguntas sobre vários temas da pauta nacional. E alguns dos assuntos abordados são bastante relevantes e sérios, como a descriminalização de drogas, a maioridade penal, o aborto, programas sociais do governo, pena de morte, concessão de rádios e TVs para políticos, número de reeleições permitidas a parlamentares, e muito mais. No total são 7 temas principais: Justiça, Economia, Política Externa, Meio Ambiente, Política Social, Sociedade e Democracia.
As respostas dos candidatos ficam no banco de dados do site para consulta dos cidadãos eleitores interessados em saber o que pensam os seus candidatos. Se quiserem os eleitores podem também responder o questionário e comparar suas repostas com as dos políticos. E assim podem saber quais candidatos pensam da mesma forma.
O voto para senador tem um ganho muito grande na sua representatividade com o site Questão Pública do Instituto Ágora de são Paulo. Acessem o www.questaopublica.org.br e façam o seu voto em outubro valer mais!