Instituto Ágora e a “Carta das Responsabilidades Universais”
Agora vamos falar de uma outra iniciativa de cidadania, mas desta vez de um movimento internacional que vem ganhando cada vez mais força.
Sempre quando falamos de cidadania, fazemos questão de dizer que não estamos falando apenas de direitos, mas principalmente da consciência de deveres para com a sociedade. E, principalmente, da responsabilidade política na fiscalização de governos, mandatos e orçamentos públicos.
Pois o Instituto Ágora em Defesa do Eleitor e da Democracia, de São Paulo, está divulgando a nova iniciativa do Fórum Internacional Ética u0026amp; Responsabilidade. O Fórum é uma entidade composta por 17 redes internacionais de discussão sobre cidadania e a responsabilidade dos cidadãos na discussão de soluções para as crises globais de hoje.
E o Fórum lançou um verdadeiro chamado aos governos, onde afirma a importância do valor da consciência de responsabilidade de cada um de nós perante a sociedade global. Essa responsabilidade seria expressa numa série de valores que formariam uma Carta das Responsabilidades Universais, uma espécie de complemento à Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pelas Nações Unidas em 1948.
O Fórum propõe uma Carta com 8 itens onde as Nações Unidas recomendariam aos seus estados-membros a adoção de medidas para conscientização sobre a responsabilidade que temos para com a sociedade em que vivemos. Mas não é apenas isso, a Carta destaca a responsabilidade de empresas e entidades nesse processo, e expressa que executivos, dirigentes e gestores não podem deixar de ser responsabilizados por abusos e crimes dessas organizações.
O momento não poderia ser mais oportuno. A idéia do Fórum é apresentar a Carta aos representantes dos Estados Membros das Nações Unidas no encontro Rio +20, que será realizado em junho deste ano. Seria uma boa contribuição ao documento final da Conferência.
Aqui na Voz do Cidadão vocês já podem conhecer a íntegra da proposta da Carta das Responsabilidades Universais. Conheçam e participem dos debates preparatórios da Rio +20, no endereço eletrônio rio20.net.
Até a semana que vem!