Inmetro lança a cartilha Casa Segura
Hoje, 15 de março, estamos comemorando o Dia Internacional do Consumidor e, como parte das comemorações por este dia, o Inmetro acaba de lançar uma cartilha muito importante para os cidadãos moradores.
A nova cartilha “Casa Segura” do Inmetro traz dicas de como os consumidores podem aumentar a segurança dos eletrônicos e utensílios usados no dia-a-dia em suas residências. Basicamente, ela ensina os cidadãos consumidores a entender o chamado Programa Brasileiro de Etiquetas – PBE.
Hoje, o Inmetro tem 24 programas de etiquetas, que são aqueles adesivos que vemos colados nos produtos e que mostram se eles são seguros, se consomem mais ou menos energia elétrica, ou se produzem um maior ou menor impacto ambiental na hora de serem produzidos ou descartados.
Na hora de comprar um novo produtos, os cidadãos consumidores podem ter a chance de comparar várias marcas pertencentes a categorias que estão atualmente na lista do PBE, como televisores, aquecedores de água, geladeiras, lâmpadas, máquinas de lavar roupas e até mesmo condicionadores de ar.
Mas a cartilha não fica só no selo de eficiência energética. Outro bom exemplo do controle que podemos exercer sobre os fabricantes é verificar se eles apresentam o chamado Selo Ruído, que deve estar presente em produtos como aspiradores de pó, secadores e liquidificadores. O Selo Ruído garante que os produtos foram testados e que os níveis de barulho que provocam estão dentro dos limites admitidos por lei.
Outro selo muito importante é o Cerflor, desenvolvido para o Programa Brasileiro de Certificação Ambiental. Um produto que tenha o selo Cerflor garante ao seu consumidor que sua produção envolveu apenas madeira certificada, produzida em florestas adequadamente tratadas.
A cartilha Casa Segura, do Inmetro, ainda dá dicas importantes sobre disjuntores e interruptores elétricos, aparelhos de água, , fogões, fornos, fósforos e muito mais.
E lembramos que amanhã, segunda-feira, o Inmetro vai divulgar a cartilha em São Paulo capital, na estação de metrô do Alto Ipiranga, das 8 às 12 horas. Terça, dia 17, será a vez de Fortaleza, na Praça do Ferreira, das 8 às 12 horas.
Baixe aqui na Voz do Cidadão a íntegra da cartilha Casa Segura do Inmetro e aprenda a ficar de olho na hora de comprar!