Iniciativa do Manchetômetro avalia comportamento da mídia
Amigos ouvintes, que tal agora fazer um exercício diferente? Sempre falamos aqui sobre como as organizações da sociedade civil vêem, e lidam, com o poder público e os governantes. Pois uma iniciativa nascida numa universidade do Rio de Janeiro propõe um outro tipo de reflexão: como será que a grande mídia enxerga os chefes de executivo?
A ideia surgiu na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, a Uerj, e tem um nome bem sugestivo: é o “Manchetômetro”. Desde o início do ano, 3 pesquisadores da universidade se revezam na tarefa de analisar as manchetes dos maiores jornais do país relacionadas aos três principais candidatos à presidência. O objetivo é tentar enquadrá-las em quatro categorias: “positivas” em relação a um determinado nome, “negativas”, “neutras” ou “ambivalentes”, que são aquelas que tanto podem ser negativas ou positivas, dependendo do contexto em que são publicadas.
Um dos resultados divulgados até agora não chega a surpreender: o noticiário nacional dá mais atenção a atos de delinquência e denúncias contra políticos, do que aos temas e propostas que eles apresentam.
Um dos coordenadores do projeto, o doutor em Ciência Política João Feres Jr, afirma que essa percepção é real. Para ele, “a mídia tende a privilegiar as manchetes negativas. E existe essa preponderância para todos os candidatos”.
Vale lembrar aqui que, além da educação, da família e da justiça, a própria mídia é um dos grandes formadores de valores cívicos e morais da sociedade. E, com certeza, não é com uma pauta fortemente voltada ao delito que estaremos contribuindo para a construção de uma plena cidadania no país.
Acesse www.avozdocidadao.com.br, confira os resultados do site Manchetômetro e reflita sobre o Brasil que queremos de fato.
Até a semana que vem!
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