Idec divulga cuidados especiais para o Verão
A entidade de defesa dos direitos dos consumidores Idec acaba de divulgar em seu site uma seção especial, dedicada aos cuidados dos cidadãos com o consumo do verão.
Composta por várias subseções, como Saúde, Compras, Viagens, Criançada e Para Quem Fica em Casa, o Idec procurou listar em cada uma delas as principais armadilhas das tentações do verão para os cidadãos consumidores.
Por exemplo, em Saúde, são mostrados os perigos que os raios de sol mais fortes desta época podem causar. Hoje, a utilização dos chamados bronzeadores está terminantemente proibida pelos dermatologistas, pois eles captam com maior intensidade as radiações ultravioletas, responsáveis pelo aumento dos casos de câncer de pele. O ideal seria o uso apenas de bloqueadores ou filtros solares, que podem chegar até fator 30 de proteção, dependendo da hora do dia.
As temperaturas mais altas também requerem cuidados com a alimentação. O consumo de frutas e de muita água é bastante indicado. Quem tem filhos pequenos, não deve deixar que respingos de limão, laranja ou outras frutas ácidas caiam na pele deles. Em contato com o sol, o sumo desses alimentos pode provocar graves queimaduras e manchas permanentes.
Para quem vai viajar, a seção tem dicas para que vai cair na estrada. Cuidados básicos para revisão do carro, planejamento do roteiro e até os direitos de quem pretende alugar um imóvel por temporada são informações fundamentais para evitar dores de cabeça.
E quem vai ficar em casa mesmo? Se você pretende aproveitar as férias de verão sem viajar, saiba que seus passeios pela cidade também são contemplados pelo Código de Defesa do Consumidor. Cinemas, bares, restaurantes, parques de diversões, entre outros, devem respeitar seus direitos. Conheça mais no Especial Verão do Idec.
Aqui na Voz do Cidadão vocês têm um link direto para as Dicas de Verão do Idec. Acessem e conheçam!