Frente Parlamentar pelo Voto Aberto tem 226 integrantes

ouvirThiago, agora vamos falar sobre os nossos políticos, um dos “alvos” preferenciais dos manifestantes pelo Brasil afora.

Que a nossa representação política está deixando muito a desejar, isso nem se discute. A todo instante ficamos sabendo de novos casos de corrupção, corporativismo e descaso para com o bem público e para com os cidadãos eleitores. E é por isso que sempre dizemos aqui que a solução não é apenas votar bem nas eleições. Temos que acompanhar o dia a dia dos políticos e gestores públicos, para estarmos certos de que os recursos públicos serão bem utilizados.

Por isso mesmo é importante apoiar iniciativas dos parlamentares quando elas são oportunas e sintonizadas com o que os cidadãos estão expressando nas ruas. Semana passada mesmo, a Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto promoveu um evento de conscientização para essa questão. A ideia é mostrar para os cidadãos e até outros parlamentares que uma das fontes de corrupção é justamente o voto fechado no Congresso Nacional. Afinal de contas, nós, os cidadãos eleitores e pagadores de impostos, temos todo o direito de saber como estão votando nossos representantes políticos.

A Frente Parlamentar congrega hoje nada menos que 226 deputados, o que mostra que, quando cobrados e apoiados, nossos políticos podem servir muito mais aos interesses dos cidadãos do que aos seus próprios interesses ou, pior, de quem financia suas campanhas.

Hoje, duas propostas de emenda à Constituição são tema de discussões na Frente Parlamentar. A PEC 196, de 2001, que quer o fim do sigilo nas votações sobre cassação de mandato parlamentar. Já a PEC 349, de 2001, é mais abrangente, e quer o fim do sigilo em toda e qualquer votação no Congresso Nacional. Se aprovada, significaria mais uma grande vitória da cidadania.

Aqui no www.avozdocidadao.com.br nós colocamos um link para a lista dos deputados que compõem a Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto. Vale a pena conhecer.

E não deixem de acessar também o www.reformapolitica.org.br, da Plataforma pela Reforma Política, que luta por esta e outras iniciativas na direção de um sistema político-eleitoral mais justo e transparente.

Até a semana que vem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.