Ficha Limpa chama a atenção de entidades internacionais
Agora vamos falar da grande conquista da cidadania dos últimos tempos, a Lei da Ficha Limpa. Se pensarmos bem, “grande” é mesmo o termo correto para descrever as ações que culminaram na aprovação da Lei.
Afinal, foram mais de cinco milhões de assinaturas de apoio à tramitação e depois uma fiscalização rigorosa sobre nossos parlamentares para que a lei fosse aprovada o mais rapidamente possível e sem alterações. Todos os estados da República participaram, numa onda por mais transparência e ética na política nunca antes vista.
Considerando que 5 milhões é mais que a população de muitos países europeus, uma demonstração dessas é mesmo de chamar a atenção. Não é à toa que começam a chegar pedidos de encontros com o MCCE, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral que organizou o movimento pela Ficha Limpa.
O mais recente foi o encontro com dirigentes da entidade ONE internacional, fundada pelo astro da música Bono Vox, do Grupo U2. A ONE encaminhou ao MCCE um documento onde faz referência à cobrança de maior transparência nos contratos entre os governos e empresas, como forma de evitar práticas conhecidas de corrupção.
Segundo a ONE, é preciso que as sociedades se mobilizem para cobrar de seus governos leis e práticas que garantam a transparência nos negócios, e o exemplo de mobilização social bem sucedida da Ficha Limpa merece ser estudado e até ser reproduzido.
É muito bom ver um país líder de exportação de bens e commodities começar a exportar também tecnologia de controle social e cidadania.
Aqui na vozdocidadao.com.br vocês podem ler a íntegra do documento da organização ONE. Leiam e conheçam a campanha da entidade pela transparência entre governos e empresas.