Estudo do Ipea revela que 40% dos brasileiros não têm acesso ao sistema bancário
Agora vamos falar do novo estudo do Instituto de Pesquisa Aplicada, o Ipea, sobre a realidade dos consumidores de serviços bancários no Brasil.
Segundo o estudo sobre a percepção que os brasileiros têm do sistema bancário nacional, 62% dos cidadãos acreditam que as instituições bancárias têm como principal função movimentar e guardar dinheiro, enquanto apenas 4,5% enxergam o empréstimo de dinheiro como papel principal dos bancos. A pesquisa também fez uma revelação impressionante. Nada menos que 39% dos brasileiros – o equivalente a 53 milhões de pessoas – não têm conta em banco.
Mas como estar afastado da vida bancária se reflete na vida das pessoas?
Segundo Sergio Belsito, presidente do Sindicato dos Funcionários do Banco Central, o Sinal, um sistema que inclua mais cidadãos cumpre principalmente uma função social de integração. Belsito até cita o exemplo de beneficiários do Bolsa Família e do INSS. Muitos dependem de terceiros para conseguir seu benefício, pois não existem agências bancárias em suas comunidades e com isso acabam tendo que pagar uma taxa “de entrega” a esses verdadeiros atravessadores.
É por isso que o Sinal tem buscado apoio para o chamado “projeto 192”, que visa regulamentar o artigo 192 da Constituição, que diz que “o sistema financeiro nacional deve ser estruturado para promover o desenvolvimento equilibrado do país e servir aos interesses da coletividade”. A idéia é criar as condições necessárias para que o sistema funcione mais voltado às necessidades da pessoas e assim reduza esse grande índice de cidadãos “desbancarizados”. É o chamado “Sistema Financeiro Cidadão”.
O próprio Ipea acredita que o sistema deve mudar. Segundo Marcio Pochmann, presidente da entidade, “Há uma penalização da população de baixa renda, que, por não ter conta bancária, paga juros maiores no varejo”. “Devemos discutir se o sistema bancário brasileiro é adequado à realidade nacional”.
Quem vive enrolado nos juros do cheque especial ou tem que pedir para alguém pegar seu benefício porque não tem conta em banco sabe bem do que estamos falando.
Vale conhecer aqui na vozdocidadao.com.br o estudo do Ipea e a cartilha Sistema Financeiro Cidadão e fazer essa reflexão.
Até sábado que vem!