Entidades das polícias federais criam movimento conjunto em defesa das Fronteiras
Não é de hoje que ressaltamos aqui neste espaço a importância de uma fiscalização firme ao longo de toda a fronteira brasileira, que é enorme. Afinal, é por ela que entram no país produtos ilegais, contrabando, armamento pesado, contrafação de produtos e drogas, sem falar no tráfico de órgãos e de pessoas. São ações criminosas que alimentam sobretudo a violência urbana que vemos em nossas cidades. Por isso, é questão de segurança nacional a ação do Estado e de suas instituições. Pois não adianta fazer campanhas de pacificação em comunidades de periferia sem fechar as fronteiras que alimentam o caixa das organizações criminosas.
Pensando nisso, as entidades de servidores, a Fenapef, da polícia federal, e a FenaPRF, da polícia rodoviária federal, acabam de divulgar uma ampla campanha para conscientização de parlamentares, autoridades e cidadãos comuns sobre as dificuldades enfrentadas por eles no dia-a-dia nas fronteiras.
As entidades fecharam um calendário de mobilização conjunta em prol das fronteiras brasileiras e pela segurança dos servidores que atuam nesses locais. A idéia é realizar diversas atividades institucionais, políticas e governamentais, além de mobilizações das categorias envolvidas. Para o vice-presidente da Fenapef, Paulo Poloni, não há dúvida de que “a violência urbana está diretamente ligada à fragilidade de nossas fronteiras”, e isso é um tema para toda a sociedade participar e debater. Já o presidente da entidade dos policiais rodoviários federais, Pedro Cavalcanti, afirma que o movimento de agora é apenas o ponto de partida para futuras ações de conscientização dos cidadãos.
Já tivemos várias oportunidades de comentar que as funções principais do Estado são a de promover a Justiça e a Segurança pública, além de garantir a Saúde preventiva dos cidadãos e a Educação pública fundamental. E o dever de cidadania de todos nós é o de cobrar a correta aplicação dos recursos públicos, a fiscalização de mandatos e governos, e acima de tudo incentivar outros cidadãos a fazer o mesmo.
Aqui no www.avozdocidadao.com.br vocês têm mais informações sobre a campanha conjunta das entidades das polícias federais e também sobre o dia 29 de março, quando será comemorado o “Dia Nacional de Mobilização em Defesa dos Órgãos de Fronteira”.
Até a semana que vem!