Entidade “Homeopatia Ação Pelo Semelhante” lança manifesto para integrar a homeopatia ao SUS
(telefones Hylton Luz – res. 2507-4213 / cel. 8869-7986)
A entidade busca apoio de todos os cidadãos para a Portaria 971 de 03 de maio de 2006 do Ministério da Saúde e solicita ao Ilmo Sr. Ministro da Saúde, que a regulamente, indicando as regras que possibilitarão a implantação e implementação das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde, com a efetiva indicação e especificação das fontes de recurso, os prazos e os mecanismos de verificação que permitam monitorar e efetivar a sua integração ao SUS, garantindo à população o acesso a este direito.
Em 03 de maio de 2006 o Ministério da Saúde publicou a Portaria 971 instituindo a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde. Esta iniciativa é um marco na democratização da saúde pois permite que os próprios cidadãos tenham o direito de escolher o método de tratamento que vai ser utilizado (Homeopatia, Acupuntura e Fitoterapia); é o chamado Direito de Opção Terapêutica. No entanto esta portaria ainda precisa ser regulamentada.
Esta é uma luta que a Homeopatia Ação Pelo Semelhante tem desde a sua fundação, em 1999. Seu objetivo principal é demonstrar o quanto a homeopatia pode ser uma opção eficiente para o atendimento do grande público. Já em 2000 inaugurou sua sede, no bairro de Copacabana, Rio de Janeiro, e presta atendimento a crianças carentes da região.
Até o momento, já foram conseguidas mais de 1.400 assinaturas. Aqui na Voz do Cidadão, vocês têm um link para o manifesto da Homeopatia Ação Pelo Semelhante. Baixe o manifesto e peça para amigos e familiares assinarem. Se quiserem, no próprio site da entidade, owww.semelhante.org.br, vocês podem assinar a versão eletrônica do manifesto.
Acessem e participem!