É hora de conseguir assinaturas para a Campanha Eleições Limpas!
Boa noite, Thiago Matheus! Boa noite ouvintes do Agito! Como vocês sabem, as organizações da sociedade civil lideradas pelo Movimento de Combate à Corrupção, o MCCE, e a Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB, lançaram a Campanha Eleições Limpas. O objetivo dessas 55 entidades é conseguir mais de um milhão de assinaturas para um projeto de lei de iniciativa popular sobre a reforma política.
O processo é o mesmo que aconteceu com a Lei da Ficha Limpa. Na época foram contabilizadas mais de um milhão e meio de assinaturas e o projeto pode dar entrada no Congresso. Sem dúvida, foi a participação maciça da sociedade que deu a força necessária para cobrar dos políticos a aprovação da lei.
Agora, vamos pressionar por uma reforma política realmente de acordo com o que a sociedade deseja, e que não seja apenas um “remendo” puramente eleitoral de pouco efeito para a melhoria de nossa prática política.
Pois a dica de hoje veio do Diego Ramalho, lá do Instituto Atuação, de Curitiba. Diego e seus colegas enviaram uma mensagem detalhando o que fazer para montar um mini local de captação de assinaturas para o projeto das Eleições Limpas. O sistema foi aplicado no domingo passado e em menos de duas horas o grupo conseguiu perto de 500 assinaturas. Um sucesso.
Na verdade, é tudo muito simples. Reúna um grupo de amigos e escolha uma data e um local em sua cidade que seja o mais frequentado pelos cidadãos. Dê preferência por fazer em dois finais de semana seguidos, para que as pessoas memorizem as propostas divulgadas e se animem a dar o seu apoio. Além disso, convém assistir o vídeo que está disponível no site eleicoeslimpas.org.br e que explica em mais detalhes a ideia do projeto.
Chegue cedo e leve duas ou três mesas para que as pessoas possam preencher o formulário de apoio. Leve também alguns panfletos e, se possível, uma cópia do banner de divulgação da Campanha Eleições Limpas que também está no site.
Enquanto alguns voluntários do grupo fazem a divulgação do projeto para as pessoas que estão passando pelo local, outros ajudam no preenchimento do formulário. Se der, fique com seu grupo por pelo menos quatro horas. É tempo suficiente para captar muitas assinaturas. Todos esses materiais podem ser baixados no site eleicoeslimpas.org.br.
Não podemos nos esquecer que vivemos um período fundamental para a cidadania no Brasil. Se a sociedade não se articular e pressionar os políticos, não são eles que irão fazer uma reforma verdadeiramente política e voltada aos interesses da sociedade.
Para quem quiser conhecer mais, basta clicar aqui no www.avozdocidadao.com.br, que temos um link direto para a página da Campanha Eleições Limpas. Vamos participar!