“E eu com isso?” de Júlio Mosquera
Acaba de ser lançado pela Editora Globo o oportuno livro “E eu com isso?”, do repórter Júlio Mosquéra, autor da série especial sobre Política, para o programa Fantástico. Em seu livro, Júlio procura estimular o cidadão comum a se interessar pela política, e a entender o quanto ela influencia no seu dia-a-dia.
Como são formados os partidos? Como escolhem os candidatos que participarão do processo eleitoral? O Brasil tem partidos demais? Como aperfeiçoar a participação popular na elaboração e aprovação das leis? Por meio de explicações didáticas, Mosquera mostra a história de nossa legislação eleitoral, e explica como funcionam os partidos, como os candidatos são escolhidos, como as campanhas são feitas, as regras eleitorais, além de muitos outros assuntos fundamentais para a cidadania. Dessa forma, enfrenta e detalha questões que há tempos perseguem os cidadãos eleitores, até mesmo os mais informados.
Na concepção do autor – corretíssima, aliás – a atividade política é um fator distintivo do ser humano, um espaço de liberdade de opinião e associação, aquele que permite um posicionamento e uma identidade em relação ao meio e aos demais participantes da sociedade.
Para ilustrar isso, o autor dedica uma parte do livro sobre um grande avanço nas relações cidadãos x poder legislativo: as Comissões de Legislação Participativa (as CLPs), que existem na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Para quem não sabe, as CLP foram criadas em 2001, com a missão exclusiva de ouvir e recolher sugestões de propostas de lei da sociedade civil, os famosos Projetos de Lei de Iniciativa Popular. Através da CLP da Câmara dos Deputados, ongs, sindicatos, associações ou órgãos de classe podem apresentar à Câmara sugestões de projetos de lei, decretos legislativos, requerimentos de audiência pública, algumas outras providências. Júlio nos conta que nos primeiros 5 anos de funcionamento, a Comissão Legislativa Participativa recebeu 411 sugestões. Os deputados aprovaram 298, sendo que 134 viraram propostas de lei.
Pois aqui na Voz do Cidadão, citada como fonte de consulta para a elaboração do livro, vocês encontram mais detalhes sobre “E eu com isso?”, de Júlio Mosquera. Além dos 10 Mandamentos e Compromissos da Cidadania Atuante, como “Não basta exigir notas fiscais. Tem de colaborar com o combate a pirataria e ao contrabando denunciando lotes de mercadorias suspeitas à polícia federal“, “Não basta não corromper fiscais. Tem de denunciar ao Ministério Público e à mídia que é a única maneira de se livrar em definitivo da chantagem dos mesmos” ou “Não basta não votar e divulgar os nomes dos políticos que traíram a sua confiança, mas ajudar todos aqueles que foram enganados a exercer maior controle sobre os mandatos e o desempenho de todos os políticos“.
Acessem e participem!