Duas iniciativas cidadãs sobre as eleições: o site Repolítica e a cartilha da ANJ
Hoje vamos comentar duas iniciativas de cidadania eleitoral, bastante oportunas neste início de campanha para o pleito de outubro.
A primeira iniciativa vem da cidadania jovem brasileira. Um grupo de quatro jovens especializados em ferramentas na internet acaba de lançar o site Repolitica, que procura ajudar os cidadãos a escolher melhor os seus candidatos.
A principal ferramenta do Repolitica é um questionário dirigido, que vai orientando o cidadão eleitor em relação aos milhares de candidatos disponíveis. Através do chamado “Teste do Candidato”, o site vai fazendo perguntas sobre a orientação política do eleitor, o que ele define como qualidades de um candidato e quais seriam as características consideradas negativas. Ao final, um ranking define algumas opções possíveis, que o cidadão eleitor confirma ou não. Com base na média de todas as respostas dadas, o sistema vai atualizando as pontuações de cada candidatos em 7 categorias: Popularidade, Ética, Competência, Projetos Relevantes, Número de Faltas, Gastos e Ocorrências na Justiça. Os dados são cruzados com informações disponíveis na Transparência Brasil e no próprio Tribunal Superior Eleitoral.
O detalhe interessante é a seção “Candidato”, onde qualquer candidato, de qualquer partido pode colocar suas informações, responder comentários dos cidadãos eleitores e declarar apoios políticos. Vale a pena a visita ao www.repolitica.com.br.
E a segunda iniciativa vem de uma importante organização da sociedade, a Associação Nacional de Jornais, a ANJ, que acaba de divulgar uma cartilha completa para as Eleições 2010, voltada aos meios de comunicação em geral.
A cartilha orienta os jornalistas e cidadãos interessados em fiscalizar a correta atuação dos candidatos na mídia. Além de chamar a atenção para as datas importantes, como início de período eleitoral, pedido de registro ou divulgação de relatório com os gastos de campanha, a cartilha fala das famosas pesquisas eleitorais, sites dos políticos, respeito ao tratamento igual para cada candidato, direito de resposta, e muito mais.
Aqui na Voz do Cidadão vocês encontram mais informações sobre estas duas iniciativas da cidadania. Acesse avozdocidadao.com.br e conheça!