Conheça a nova cartilha da Proteste sobre as “pegadinhas do consumo”

ouvirThiago Matheus, agora vamos falar um pouco dos cuidados que todo cidadão deve ter na hora de comprar um produto ou contratar um serviço. Afinal, quem nunca se sentiu enganado na hora de trocar uma mercadoria com defeito ou quando chegou em casa e viu que os juros daquela compra parcelada eram muito maiores do que se imaginou lá na loja?

Como estamos em pleno mês de aniversário do Código do Consumidor e semana passada tivemos o Dia Mundial do Consumidor, vale a pena dar uma passadinha aqui no www.avozdocidadao.com.br para conhecer a mais nova cartilha da Associação Proteste de Defesa do Consumidor.

A cartilha “Pegadinhas de Consumo” analisa os truques mais comuns que as lojas, vendedores e prestadores de serviço usam para não entregar o que prometeram ou simplesmente “driblar” as determinações do Código do Consumidor.

Logo de cara, a cartilha alerta os consumidores para não se deixarem levar pela emoção na hora de uma compra. É preciso ler atentamente as condições de pagamento, o prazo de validade da oferta, o custo total no caso de compra parcelada e também a data máxima de entrega.

No capítulo sobre bancos e financeiras, a Associação Proteste orienta os consumidores a não aceitarem pacotes de serviços que não são adequados ao seu perfil. Isso só vai encarecer as tarifas cobradas depois e não terá utilidade nenhuma para o cliente.

No item sobre bares e restaurantes, uma das dicas da cartilha é sobre a comanda de consumo. Aquela famosa cobrança de taxa pela perda da comanda é abusiva. O bar, padaria ou restaurante deve controlar o consumo de maneira que, mesmo com extravio do cartão ou da comanda, todos os itens fiquem registrados.

E, nos supermercados, então, todo o cuidado é pouco com as promoções. Nem sempre os produtos em promoção são os mais baratos. Vale a pena olhar toda a prateleira antes de escolher o que vai levar. Por exemplo, há casos em que vale mais a pena comprar dois pacotes de biscoito de 50 gramas do que um de 100 gramas, por exemplo.

A cartilha da Proteste tem essas e muitas outras dicas para você se tornar um cidadão consumidor mais atento. E diante de um caso de flagrante desrespeito ao Código do Consumidor, não hesite em buscar os seus direitos através do Procon do seu estdo, ou do Juizado Especial Cível da sua cidade.

Baixe aqui no www.avozdocidadao.com.br a íntegra da cartilha “Pegadinhas de Consumo” e até a semana que vem!

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